São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
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Cursos movimentam R$ 1 mi por mês

DA REDAÇÃO

Cursos, seminários e palestras de treinamento e desenvolvimento movimentam mais de R$ 1 milhão por mês no país.
A avaliação é de Elizeu Carlos Garcia, 35, gerente de marketing do BCI (Bureau de Consultores Independentes), uma das empresas mais conhecidas do mercado.
Esse investimento, segundo promotores e participantes de eventos, é compensador para o dia-a-dia dos profissionais.
"De uma forma geral, temos plena consciência de que vale a pena, principalmente porque a pessoa apreende o conteúdo de um curso e, no dia seguinte, já está aplicando", afirma Garcia.
Segundo ele, há várias formas de uma empresa pensar no tema de seus programas. "Normalmente, os próprios participantes dos eventos sugerem novos cursos. Também acontece de um conferencista oferecer uma idéia."
A maioria dos cursos -entre 97% e 99%- é paga pelas empresas. "São poucos os casos de pessoas que patrocinam seu próprio programa", diz Harry Ufer, 40, diretor da HSM, especializada em seminários internacionais.
A forma como a HSM pensa os cursos também é diferenciada. Ela possui, para sugerir programas, 90 mil pessoas cadastradas.
Outra forma é enviar pessoas ao exterior para detectar tendências que estejam surgindo.

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