São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma ingenuidade do século 19

LUC MONTAGNIER
ESPECIAL PARA A FOLHA

As conclusões do senhor Horgan me parecem tão ingênuas como as dos físicos do século 19, que proclamavam que todas as leis da física haviam sido descobertas, que não restavam senão migalhas para os demais cientistas pesquisarem.
Alguns anos mais tarde, vieram a Teoria da Relatividade de Einstein, a Teoria dos Quanta, o Big Bang, as partículas elementares...
Ao contrário do senhor Horgan, penso que ainda há grandes descobertas a serem feitas em biologia. A biologia molecular e a genética já nos deram muito e continuarão a aprofundar o conhecimento de nossa natureza, mas a identificação de todos os nossos genes não será objetivo final da biologia.
Ainda há muito o que esperar da pesquisa do desenvolvimento do embrião, do funcionamento do sistema nervoso e do envelhecimento. Sem falar de grandes patologias, como as doenças nervosas degenerativas e câncer.
O homem vive em um ambiente biológico que ele modifica cada vez mais rapidamente. O ambiente, por sua vez, reage a essas modificações. Haverá sempre a necessidade de prosseguir a pesquisa, para que simplesmente a humanidade possa sobreviver.

Texto Anterior: Geofísicos mostram novidades
Próximo Texto: Foco hoje está na consciência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.