São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Geofísicos mostram novidades

XIADONG SONG
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em meu campo de pesquisa, o da geofísica da Terra, é verdade que muitas descobertas de primeira ordem (a estrutura básica das camadas da Terra: crosta, manto, camada fluida externa e o núcleo interno sólido) foram feitas na primeira parte deste século, o começo da era da sismologia.
Mas depois de 1960 começamos a entender melhor a dinâmica de nosso planeta: sobre a tectônica das placas (estudo das deformações das crosta terrestre causada por forças internas), os terremotos, a convecção do manto (correntes de calor no interior da Terra) e a estrutura tridimensional do interior terrestre. Foi então que mais e melhores dados sobre terremotos tornaram-se disponíveis.
A rotação da camada interna, só recentemente revelada por minha equipe de pesquisa, é a dramatização de tal sistema dinâmico. Os campos magnéticos gerados pelos movimentos da camada externa agem sobre o núcleo sólido como um motor gigante, levando-a a girar com uma velocidade observável numa escala humana (um quarto de volta por século).
Depois de tal surpresa, diria que nada é impossível.

Texto Anterior: Vida em Marte assustou autor
Próximo Texto: Uma ingenuidade do século 19
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.