São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País fazia parte da Colômbia

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A primeira tentativa de construção do canal do Panamá pelo francês Ferdinand de Lesseps, o mesmo que já fizera o canal de Suez, terminou em fracasso em 1891.
Os americanos entram em cena, negociando com a Colômbia. Mas depois da recusa do Senado colombiano em ratificar um tratado para a construção do canal, os EUA apóiam um grupo de panamenhos que declara a independência do país em 1903.
No jogo de intrigas que levou à independência estavam vários interessados diretamente na construção do canal.
O tratado foi altamente favorável para os Estados Unidos, que ganharam a chamada 'zona do canal', uma faixa de 8 km em cada lado dele.
Só a partir do final da década de 60 que as tentativas panamenhas de rever o tratado tiveram resultado, durante o regime do general e ditador Omar Torrijos.
Em 1977 ele e o presidente norte-americano Jimmy Carter celebram o tratado que prevê a devolução total da antiga zona aos panamenhos até o ano 2000.
Torrijos morreu em um acidente aéreo em 1981. Seu regime abriu espaço para uma maior ingerência dos militares na política.
Foi o caso de um de seus assessores, o general Antonio Noriega, que em 1983 comandava a Guarda Nacional e foi deposto na invasão norte-americana de 1989.
Nicolás Ardito Barletta, eleito presidente em 1984, foi destituído por pressão militar.
(RBN)

Texto Anterior: Panamá que ser "Cingapura caribenha"
Próximo Texto: 'Escola de ditadores' vira hotel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.