São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma escola de inglês?

Luciene Lube Künsch da Cunha (Vila Velha, ES)

Uma escola de inglês pode ser montada em uma área mínima de 150 m², dividida em recepção, sala de café, duas salas de aula, escritório e um laboratório de som.
Nesse caso, o custo inicial aproximado é de R$ 15 mil. Com esse valor, o empreendedor pode adquirir móveis, aparelho de TV e vídeo, retroprojetor, computador, impressora, materiais didáticos e equipamentos para o laboratório.
A despesa mensal referente a salários e encargos de duas recepcionistas, aluguel, contador, manutenção, limpeza, água, luz e aluguel de telefone é de aproximadamente R$ 4.000.
O investimento inicial pode retornar entre 18 e 24 meses, dependendo do nível de faturamento e custos da empresa.
Nesse ramo, o empreendedor tem a possibilidade de oferecer cursos diferenciados para vários segmentos.
Além das tradicionais aulas para jovens e crianças, a escola pode trabalhar com aulas específicas para pequenos grupos, profissionais e empresas.
Para conquistar a confiança dos alunos, é necessário que a pessoa responsável pela coordenação dos cursos tenha conhecimentos de pedagogia e domínio do idioma.
O público é composto principalmente por jovens e crianças. A melhor forma de conquistar esse consumidor é por meio da utilização de um método de ensino dinâmico, que apresente o novo idioma dentro do seu universo, explorando seus interesses.
Para a abertura da empresa, o empreendedor deve fazer o registro junto à Receita Federal, prefeitura do município, INSS e sindicato patronal. O empreendedor deve também pesquisar a legislação específica para exercer esse ramo de atividade.

Onde encontrar - Sebrae: 0800-780202.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae, exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Licenciamento ganha personagens
Próximo Texto: Escolha do ponto deve ser ponderada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.