São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Spider Renault virá ao Brasil sob encomenda

LUCIANO SOMENZARI
DO ENVIADO ESPECIAL À FRANÇA

As características marcantes de um esportivo são justamente aquelas que proporcionam maior prazer ao pilotá-lo.
O Spider Renault Sport, avaliado pela Folha num circuito fechado perto de Deauville, na região da Normandia, na França, sintetiza boa parte dessas características.
Entre elas, não poderiam faltar design arrojado, exímia estabilidade, resposta rápida do motor e, para completar, digno ronco de uma fera esportiva. A Renault conseguiu colocar tudo isso no Spider e vai mostrá-lo "ao vivo" no Salão do Automóvel de São Paulo, que começará em 24 de outubro.
A partir de janeiro de 97, estará disponível no país. Mas, para guardar o Spider na garagem, vai ser preciso encomendá-lo.
Na França, o superesportivo custa cerca de US$ 40 mil. A marca ainda não sabe quanto ele vai custar no Brasil.
Nem é preciso entrar no Spider para admirá-lo. A carroceria com cores de vários tons e linhas arredondadas prende a atenção.
Por dentro, poucos instrumentos, além de comandos e assentos justos. Na primeira pisada no acelerador, o motor de 150 cavalos responde com um urro seco, pronto para a velocidade.
O problema é que esse tipo de carro não é para qualquer um. Os engates das marchas exigem destreza e força, idem para a direção.
Nem bem chega aos 90 km/h, a brisa forte empurra o rosto para trás. Em vez de pára-brisa há um "defletor aerodinâmico", que, em caso de chuva, mais atrapalha do que ajuda. Depois de assimiladas suas particularidades, o Spider torna-se dócil e eficiente nas curvas e retas.

Texto Anterior: Aeroporto reúne feras da velocidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.