São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em São Paulo, quase um terço ainda não sabe número de seus candidatos

HAROLDO CERAVOLO SEREZA
DA REDAÇÃO

A três dias da eleição, quase um terço dos eleitores continua sem saber o número dos candidatos à Prefeitura de São Paulo.
Em pesquisa realizada nos dias 26 e 27, o Datafolha perguntou aos eleitores da capital paulista que já haviam decidido como votar se eles saberiam dizer o número do candidato escolhido.
Resultado: 24% assumiram que não sabiam. Outros 6% bem que tentaram -em vão: ao declararem, ou apontaram um número que não existe ou apontaram o de um outro candidato.
Com a estréia da votação eletrônica nas capitais dos Estados e nas principais cidades do país, saber o número do candidato é fundamental para votar certo.
A cédula em papel trazia, além dos números do candidatos, o nome dos concorrentes.
O teclado da urna eletrônica é semelhante ao de um telefone -traz apenas os números. Não é possível digitar os nomes dos candidatos.
Intenção de voto
A pesquisa também mostra que, quanto maior a intenção de voto, maior o grau de conhecimento do número do candidato.
O menos prejudicado pelo desconhecimento seria o candidato malufista Celso Pitta (PPB, nº 11) -77% de seus eleitores acertaram, 3% erraram e 19% declaram não saber seu número.
Segundo a mesma pesquisa, Pitta tem 38% das intenções de voto. Isso significa que ele teria 30% dos votos, se só os eleitores que sabem seu número votassem certo.
Sua votação poderia cair, portanto, de 24% para cerca de 18%.
Serra e Pitta
Entre os eleitores de José Serra (PSDB, nº 45), 59% sabem seu número. Ele tem 15% das intenções de voto.
Francisco Rossi (PDT, nº 12) seria o candidato mais prejudicado, podendo perder mais da metade de seus votos (ele tem 8% das intenções de voto, segundo o levantamento do Datafolha). 41% de seus eleitores assumem não saber seu número e 14% apontam o número de outro candidato. Apenas 45% acertaram.
Na eleição para prefeito, o eleitor tem uma vantagem -a foto do candidato aparece na tela da urna eletrônica.
Se a imagem não aparecer (por não haver candidato com esse número) ou não corresponder à de seu escolhido, basta voltar atrás, apertando a tecla "corrige", de cor laranja.
A Justiça Eleitoral aconselha os eleitores a levarem anotado o número dos candidatos em que pretendem votar.

Texto Anterior: Presidente do TSE vê risco calculado no voto eletrônico
Próximo Texto: 'Esquerda' e 'direita' polarizam a disputa no interior de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.