São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro tenta unir os 'mestres'

Jaime Sunye tenta presidência

DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Jayme Sunye Neto, 39, pode ser o primeiro brasileiro a presidir a Fide (Federação Internacional de Xadrez).
Ele apresentou sua candidatura no dia 14 de julho, durante o congresso da entidade, uma das duas que controlam o xadrez mundial, em Ielista (na Kalmikia, uma república russa).
A eleição acontece durante outro Congresso da Fide, que começou no dia 22 de setembro e vai até esta quarta-feira, em Yerevan, na capital da Armênia.
A chapa do brasileiro conta com a presença do dirigente Andrei Makarov, atual presidente da Federação Russa de Xadrez, e pode ser considerada a favorita para a disputa, apesar de os rivais terem o apoio do campeão Anatoli Karpov (leia texto abaixo).
Jaime Sunye disse que espera conseguir reunir, em um virtual mandato, todos os "grandes mestres" do xadrez de volta à Fide.
Hoje, além da Fide, existe também a PCA (Associação Profissional de Xadrez), uma dissidência.
"Quero fazer com que a Fide volte a ser a grande responsável pelo xadrez no mundo, ao invés da separação que há hoje".
O atual presidente, Kirsan Iluyinimov, é criticado duramente por seus opositores, inclusive Andrei Makarov, da chapa de Sunye.
"Kirsan está no comando desde a renúncia de Campomanes (antigo presidente). Foi nomeado e poderia concorrer à eleição, mas preferiu não fazer", disse Makarov.
Sobre o possível "encontro do século" entre Kasparov, Karpov e o ex-campeão mundial Robert Fischer (EUA), tudo não passa de um "grande sonho" para Sunye.
"Fischer é hoje uma lenda, talvez a única no mundo que tenha carisma para superar os dois campeões. Mas não tem mais condição psicológica ou técnica para tal feito. Seu nome pertence a história do xadrez e por lá deve ficar", resume.

Texto Anterior: Ronaldinho faz dois, e o Barcelona lidera
Próximo Texto: Brasil ganha Grand Prix pela 2ª vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.