São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Salsa e Merengue' estréia hoje na Globo

DA REPORTAGEM LOCAL

"Salsa e Merengue", primeira novela de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, estréia hoje às 19h, na Globo. A dupla pretende manter os clichês do folhetim imprimindo qualidade nos diálogos.
"Não queremos mudar as características da telenovela, é cinema de lágrimas mesmo. Mas vamos temperar a história com o humor que fazemos no teatro", diz Falabella, 38.
A trama de "Salsa e Merengue" gira em torno de duas famílias: os milionários Amarante Paes e os Munhoz, de classe média baixa. Os dois núcleos vão se entrelaçar no decorrer da história.
Logo no primeiro capítulo, o roteiro traz uma revelação: Eugênio (Marcelo Antony) descobre que não é filho do empresário Guilherme Amarante Paes (Walmor Chagas) e de Bárbara (Rosamaria Murtinho).
Como o jovem é intoxicado com mercúrio e precisa de um doador para um enxerto de medula, Guilherme é obrigado a contar que pegou o bebê de uma família pobre -seu filho verdadeiro morreu na maternidade.
"Esse é o pontapé inicial. A partir daí, a trama decola", afirma Maria Carmem Barbosa, 50, que trabalha há mais de dez anos com Falabella. Os dois escreveram juntos as peças "O Querido Mundo", "Louro Alto Solteiro Procura", "A Pequena Mártir de Cristo Rei", "Todo Mundo Sabe que Todo Mundo Sabe" e "Submarino".
Matriarca
A dupla criou a personagem Anabel, uma das protagonistas da novela, especialmente para a atriz Arlete Salles. Ela vive a matriarca batalhadora da família Munhoz -Anabel deve ser a verdadeira mãe de Eugênio.
Viúva de um cubano, Anabel ganha a vida organizando festas com a ajuda dos filhos: Remédios (Bia Antunes), Antônio (Alexandre Barillari), Amparo (Thais de Campos) e Assunção (Gabriela Alves), a dançarina da família.
O elenco conta ainda com Victor Fasano, que vive Heitor, sócio mau-caráter de Guilherme na empresa Amarante Paes Minérios. Débora Bloch faz o papel de Teodora, a ex-mulher de Eugênio, que não mede esforços para reconquistá-lo.
Teodora será a rival de Madalena (Patrícia França), a tecelã heroína da história que se apaixona por Eugênio. "A Débora faz uma mulher poderosa muito engraçada. Suas falas são verdadeiras pérolas", diz Falabella.
A atriz Cristiana Oliveira foi escalada para viver outra protagonista da trama. Encarna a modelo interesseira Adriana que tem um caso com Guilherme. "Ela só pensa em arrumar um homem rico. Foi educada pela mãe e pela tia para ser piranha", conta o autor.

Texto Anterior: Gilberto Gil vai lançar single na rede em dezembro
Próximo Texto: Entre o azul do céu e o grande azul da IBM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.