São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gorbatchov pede a renúncia de Ieltsin

Ex-líder da URSS quer antecipar eleição

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-líder soviético Mikhail Gorbatchov disse ontem que o presidente da Rússia, Boris Ieltsin, deve renunciar ao cargo para que sejam convocadas eleições antecipadas.
Ieltsin está hospitalizado desde 13 de setembro e deve ser submetido a uma cirurgia de ponte de safena em novembro ou dezembro.
"Quanto antes ele tomar essa decisão, melhor será", disse Gorbatchov. Ieltsin transferiu parte de seus poderes para o primeiro-ministro Viktor Tchernomirdin.
Para Gorbatchov, mesmo que a cirurgia corra bem, "sua saúde não permitirá que ele cumpra plenamente as tarefas presidenciais".
O cardiologista de Ieltsin, Renat Akchurin, disse à TV russa que o próprio presidente provocou a piora em seu estado de saúde. Ieltsin teria ignorado orientações médicas, submetendo-se a um nível "desumano" de estresse.
Akchurin afirmou que Ieltsin teve angina no mês de junho, no intervalo entre o primeiro e o segundo turnos da eleição russa.
O médico não descartou a possibilidade de ele ter tido um ataque cardíaco leve.

Texto Anterior: Protesto contra "Bibi" reúne 50 mil
Próximo Texto: Milícia afegã punirá quem fizer a barba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.