São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pitta; Olho na Câmara; Árabes e judeus; Sem-Terra; FHC; Voto eletrônico; PAS

Pitta
"Sem querer acreditar na parcialidade dada ao tratamento da entrevista concedida pelo candidato Celso Pitta, ao repórter George Alonso, publicada no último domingo pela Folha, venho pedir a correção de uma das falas reproduzidas na matéria e que foi transcrita com total distorção, conforme se pode constatar facilmente pela gravação em nosso poder.
Ao ser perguntado sobre a localização da Vila Nhocuné, por exemplo, o candidato respondeu corretamente, informando que a citada vila fica em Artur Alvim, citando o bairro como o ponto de referência mais conhecido daquela região. No entanto, a resposta publicada pela Folha é completamente outra. Como se pode atestar na gravação, em nenhum momento o candidato proferiu o nome da Vila Alpina, como aparece no texto da entrevista, numa criação exclusiva do repórter George Alonso para dar resposta que satisfizesse sua pergunta."
José Fernando Lefcadito, assessor de imprensa do candidato Celso Pitta (São Paulo, SP)

Nota da Redação - Leia a seção "Erramos" abaixo.

Olho na Câmara
"Cumprimentando esse jornal pela oportuna publicação do caderno 'Olho na Câmara' (27/9), gostaria de retificar uma informação a meu respeito. Ao se noticiar que apenas três vereadores da cidade de São Paulo não tentam a reeleição, foi-me atribuída a declaração de que não concorro por 'estar decepcionado com o cargo'. A razão de minha decisão é outra.
Não se trata de decepção, mas de opção política. Constatei, ao longo dos meus dois mandatos, que a Câmara funciona de uma forma tão distorcida que se torna quase completamente inútil e chega a ser perniciosa para a cidade. Verifiquei também que ela só mudará se houver muito mais fiscalização e pressão da sociedade. Concluí que, com a experiência que adquiri, serei mais útil 'do lado de fora', estimulando e reforçando movimentos de cidadania que visem fazer nossas câmaras cumprirem adequadamente seu importante papel."
Chico Whitaker, vereador (São Paulo, SP)

Árabes e judeus
"Em resposta à carta do sr. Mohamed Ahmad ('Painel do Leitor', 25/9), gostaria de relembrar que, ao contrário dos países árabes, o Brasil é um país democrático, onde pessoas de todos os níveis, raças e religiões podem se manifestar como quiserem.
Quero esclarecer que qualquer pessoa que se identifique com o judaísmo pode se converter.
Quanto ao fato de grandes capitalistas e magnatas serem judeus, pergunto eu, de onde vêm os donos do petróleo no mundo?"
Cristina Catalina Chainis van Wanrooij (São Paulo, SP)

Sem-Terra
"Fiquei chocada com a publicação da foto de uma reunião de sem-terra (24/9) em que o líder João Pedro Stédile tem ao fundo um quadro negro ladeado por pôsteres enormes de Che Guevara e de Karl Marx (ainda!). A cena mais se parece com uma reunião de guerrilheiros zapatistas preparando um ataque. E eu que, assistindo toda noite à novela 'O Rei do Gado', estava me acostumando com a idéia de que os sem-terra são todos uns pobres coitados, vítimas dos latifundiários e distantes de qualquer ideologia política. Parabéns à Folha por publicar uma imagem tão esclarecedora."
Jacira M. Godoy (São Paulo, SP)
*
"Mais uma tragédia se avizinha no horizonte dos sem-terra, desta vez no Pontal do Paranapanema. Considero pessoalmente responsáveis por qualquer coisa que aconteça lá o secretário de Segurança Pública do Estado, o governador Mário Covas e principalmente o presidente FHC, que, com seu pouco caso com as chacinas no Pará, deu sinal verde para os assassinos profissionais da UDR."
André Luiz de Oliveira Rodrigues (São Paulo, SP)
*
"Não bastassem os palpiteiros de todas as tendências políticas, nacionais e de fora, e a visão tola e piegas sobre a reforma agrária que nos é impingida diariamente por Benedito Ruy Barbosa e filhas, com o concurso do inefável Vereza, lá vem agora o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) a publicar matéria paga (22/9), para dar também seu palpite sobre essa complexa e delicada questão, apresentando soluções simplistas sem qualquer respaldo, repetindo dados publicados em jornais sem ao menos verificar as informações na fonte.
Considerando todas as mazelas da construção civil (custos, desperdícios, acidentes etc.) 'não deveria o macaco ficar em seu galho'?"
Luis Alves Santana (São Paulo, SP)

FHC
"Fernando Henrique, por oportuna coincidência celestial, é o primeiro presidente inteligente do Brasil.
Todos que puderem firmar esforços conscientes no mesmo sentido do presidente, devem fazê-lo agora.
O povo brasileiro tem a chance nunca tardia, de liderar soberanamente a humanidade a partir da próxima década. Isso exige e merece seriedade e gravidade da parte dos homens e das mulheres de bem."
Marco Antonio Perez Alves (São Paulo, SP)
*
"O presidente FHC declarou: 'Inflação já é página virada'. Presidente, não seja tão otimista e fique bem alerta. Não esnobe o clube dos Anepe -'Ai de nós se este país se endireitar'. É muito maior do que o sr. pensa. Aqueles que entram em depressão profunda com qualquer resultado positivo das mudanças e a tropa de choque, os arautos do caos, comandada pelo ranço arcaico da esquerda, por Leonel Brizola, Orestes Quércia, Paulo Maluf, Carlos Heitor Cony, Aloysio Biondi, Osiris Lopes Filho, Janio de Freitas, Aloisio Mercadante, Maria da Conceição Tavares etc."
Hermínio Funari Lucia (Campinas, SP)

Voto eletrônico
"A propósito da notícia de que 47% das pessoas, apenas, acertaram votar nas urnas eletrônicas, saí por aí fazendo perguntas a pessoas mais simples, como a faxineira, o zelador do prédio, o guarda da porta do banco, o motorista de táxi e até para estudantes do 2º grau.
Perguntei-lhes se sabiam o que significava a palavra 'confirmar' escrita na tecla verde da urna eletrônica. Nenhum deles sabia que 'confirmar' significa 'votar'.
É que a cultura média do povo está um pouquinho abaixo da cultura do pessoal do TSE, que, pelo que parece, sabe o significado da palavra 'confirmar'. O povo não sabe. Experimentem pesquisar..."
Elói Inácio Carmezini (Florianópolis, SC)

PAS
"O Maluf criou o PAS, o plano que erradica doenças pelo método de exterminar os doentes."
Henrique Tavares Gomes (Cotia, SP)

Texto Anterior: Coisa pequena?
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.