São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebelião deixa 1 morto e 39 feridos

Vinte e três menores fogem no Rio

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

Um adolescente morreu, 39 ficaram feridos e 23 fugiram na passagem do ano, em uma rebelião no Instituto Padre Severino (Ilha do Governador, zona norte do Rio), para menores infratores.
Para forçar a abertura dos alojamentos, os internos incendiaram colchões e roupas de cama.
Com queimaduras em 70% do corpo, Cláudio Pereira da Silva, 15, morreu ontem à tarde, no hospital Souza Aguiar, onde foram atendidos outros 28 menores. Os outros feridos -um em estado grave- foram para o hospital do Andaraí.
O diretor do Degase (Departamento Geral de Ação Socioeducativa), Ailton Leite, disse que a maioria dos menores teve "apenas intoxicação". Mas a diretora do Souza Aguiar, Maria Emília Amaral, disse que os adolescentes sofreram queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.
"Oito menores tiveram mais de 50% do corpo queimado. É grave. Devem permanecer no hospital por muito tempo", disse ela.
A revolta começou às 23h do dia 31 de dezembro. Os menores já tinham jantado e se preparavam para dormir, quando começou o fogo nos alojamentos A e B.
Esses alojamentos ficaram destruídos, enquanto os outros dois foram parcialmente danificados.
"Os agentes abriram os alojamentos para socorrer os feridos e os outros aproveitaram para fugir", disse o diretor do Degase.
Segundo Leite, 15 profissionais davam plantão, embora os menores digam que, à noite, só dois agentes ficam no local.
Uma comissão de sindicância, do Degase, vai ouvir a partir de hoje internos e funcionários.
"Não acho que a fuga estava planejada. Os alojamentos são revistados. Fósforos e isqueiros não são permitidos, mas não há um total controle, e entram", disse Leite.
No Padre Severino, não há regras para a separação de menores por infração. Apesar de a instituição ter capacidade para 150 internos, no dia da rebelião, havia 199 no local, de 12 a 18 anos.

Texto Anterior: Mecânicos trocam de ramo
Próximo Texto: 3 morrem na primeira chacina de 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.