São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997 |
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Mecânicos trocam de ramo
XICO SÁ
Com salários baixos para o tamanho da responsabilidade e a crescente terceirização dos serviços, mecânicos considerados de primeira linha têm migrado para oficinas de carros importados. O salário médio dos mecânicos de aeronaves é de cerca de R$ 550. No auge da carreira, depois de 12 a 15 anos de trabalho, o profissional chega a cerca de R$ 1,4 mil. Para o mecânico Juscelino Ferreira dos Santos, diretor do Sindicato dos Aeroviários de São Paulo, as empresas aéreas de grande porte estão perdendo os profissionais mais importantes e não têm patrocinado treinamento aos novatos. Procurados durante a semana passada, os diretores do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas não se pronunciaram. Outro problema, segundo a direção do Sindicato dos Aeroviários, se concentra na carga horária estressante de pilotos e comissários na aviação comercial. Um piloto, segundo a legislação específica do setor, não pode ter uma carga horária que supere nove horas e trinta minutos de vôo com cinco pousos. Denúncias documentadas enviadas pelos aeroviários ao DAC (Departamento de Aviação Civil) e ao Ministério Público revelam jornadas que superam até 20 horas de serviço de tripulantes. (XS) Texto Anterior: Pilotos bêbados provocam 50 acidentes por ano Próximo Texto: Rebelião deixa 1 morto e 39 feridos Índice |
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