São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997 |
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Montadoras vão investir US$ 13 bilhões
DA REPORTAGEM LOCAL Para se transformar no líder mundial na produção de marcas e superar os Estados Unidos, o Brasil deverá concentrar pesados investimentos nos próximos anos até o ano 2000.Silvano Valentino, presidente da Anfavea, diz que todos estão de olho no mercado brasileiro. "No ano 2000, vamos ser o quarto maior mercado para veículos do mundo", diz. A previsão da indústria é atingir 2,5 milhões de veículos vendidos no ano 2000. Em 96, foram comercializados 1,73 milhão de unidades no mercado interno. Maior crescimento Segundo Valentino, entre os principais produtores (acima de 1,5 milhão de unidades por ano), ninguém cresce mais do que o Brasil. "Nós crescemos em média, 10% ao ano, enquanto os outros crescem 2%". Steven Mandowsky, gerente da área automotiva da Arthur D. Little, diz que nenhum outro país deve receber tantos investimentos nessa área nos próximos anos. Segundo ele, os mercados mais desenvolvidos já estão saturados. Enquanto nos EUA, já existe quase um carro por habitante -portanto, pouco espaço para crescimento de mercado-, no Brasil essa relação ainda é de 11 habitantes por carro. "O mercado brasileiro tende a crescer mesmo sem aumento significativo da renda per capita", diz Dárcio Crespi, vice-presidente da Arthur D. Little, que acompanha a estratégia de investimentos das montadoras. "Com a moeda estável, redução dos juros e crédito abundante, a demanda por automóveis vai aumentar. Todo mundo quer disputar este mercado." Texto Anterior: Mudança no perfil brasileiro de investimentos Próximo Texto: Não há espaço para todos, diz consultor Índice |
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