São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montadoras vão investir US$ 13 bilhões

DA REPORTAGEM LOCAL

Para se transformar no líder mundial na produção de marcas e superar os Estados Unidos, o Brasil deverá concentrar pesados investimentos nos próximos anos até o ano 2000.
Silvano Valentino, presidente da Anfavea, diz que todos estão de olho no mercado brasileiro. "No ano 2000, vamos ser o quarto maior mercado para veículos do mundo", diz.
A previsão da indústria é atingir 2,5 milhões de veículos vendidos no ano 2000. Em 96, foram comercializados 1,73 milhão de unidades no mercado interno.
Maior crescimento
Segundo Valentino, entre os principais produtores (acima de 1,5 milhão de unidades por ano), ninguém cresce mais do que o Brasil. "Nós crescemos em média, 10% ao ano, enquanto os outros crescem 2%".
Steven Mandowsky, gerente da área automotiva da Arthur D. Little, diz que nenhum outro país deve receber tantos investimentos nessa área nos próximos anos.
Segundo ele, os mercados mais desenvolvidos já estão saturados.
Enquanto nos EUA, já existe quase um carro por habitante -portanto, pouco espaço para crescimento de mercado-, no Brasil essa relação ainda é de 11 habitantes por carro.
"O mercado brasileiro tende a crescer mesmo sem aumento significativo da renda per capita", diz Dárcio Crespi, vice-presidente da Arthur D. Little, que acompanha a estratégia de investimentos das montadoras.
"Com a moeda estável, redução dos juros e crédito abundante, a demanda por automóveis vai aumentar. Todo mundo quer disputar este mercado."

Texto Anterior: Mudança no perfil brasileiro de investimentos
Próximo Texto: Não há espaço para todos, diz consultor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.