São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelo vigora na Europa

DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

O sindicato orgânico vigora há mais de 30 anos em países como Alemanha, Bélgica e França, onde há uma média de 20 a 30 entidades de representação trabalhista no total, organizadas nacionalmente.
Cada sindicato engloba todos os trabalhadores de um determinado segmento econômico.
No Brasil, onde a legislação obriga que a representação seja feita por categoria, há 10.572 sindicatos de trabalhadores.
"Em uma mesma fábrica, temos dezenas de sindicatos convivendo lado a lado", afirma Vicentinho.
Em uma montadora, por exemplo, trabalham metalúrgicos, engenheiros, químicos, motoristas, vigias e outras categorias, cada uma representada por seu próprio sindicato.
Se houvesse o sindicato orgânico, haveria a possibilidade de uma mesma entidade reunir todos esses trabalhadores.
No caso de uma agência bancária, um mesmo sindicato representaria caixas, vigias, auxiliares de escritório e secretárias, terceirizados ou não.
A proposta prevê também a fusão de entidades de diferentes bases territoriais, de modo a formar grandes sindicatos nacionais ou estaduais. Hoje, a maioria dos sindicatos tem base municipal.

Texto Anterior: Saiba o que é Sindicato Orgânico
Próximo Texto: Fábrica da Volks desafia modelo sindical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.