São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestação contra Milosevic reúne 250 mil na capital sérvia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A virada do ano na capital sérvia, Belgrado, foi marcada por uma manifestação que reuniu cerca de 250 mil pessoas nas ruas, uma das maiores do país.
Foi o 43º dia consecutivo de manifestação desde que o governo do presidente Slobodan Milosevic anulou as eleições municipais de 17 de novembro, que foram vencidas pela oposição.
À meia-noite, os manifestantes soaram apitos e alarmes de relógios. Também houve protestos em outras grandes cidades do país.
Os líderes da coalizão de oposição Zajedno (Unidos), que comanda os protestos, disseram que no primeiro dia do ano, ontem, não seriam realizadas manifestações nas ruas de Belgrado.
Os manifestantes, porém, foram convocados para participar de um protesto simbólico. Das 19h30 às 20h (horas locais, 16h30 às 17h, horário de Brasília) os insatisfeitos com o governo bateram panelas para encobrir a primeira edição do jornal da televisão estatal.
Os meios de comunicação oficiais vêm ignorando os movimentos de protesto.
Pronunciamento
Em seu pronunciamento de final de ano, Milosevic aludiu de forma indireta à onda de protestos.
"Mesmo se se levar em conta os distúrbios internos e internacionais que sofremos, especialmente nos últimos meses, podemos dizer que aproveitamos este ano muito bem", disse ele.
A delegação da Organização para Segurança e Cooperação na Europa que esteve no país analisando os resultados eleitorais anulados emitiu parecer defendendo a legitimidade da vitória da oposição.

Texto Anterior: Ceia teve peru e salmão
Próximo Texto: Deng Xiaoping é colocado sob 'cuidados intensivos', diz jornal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.