São Paulo, quinta-feira, 2 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deng Xiaoping é colocado sob 'cuidados intensivos', diz jornal

Aos 92 anos, líder chinês não aparece em público desde 94

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

O líder chinês Deng Xiaoping, 92, foi colocado sob "cuidados intensivos" depois de ter desmaiado na noite de segunda-feira, publicou ontem o "South China Morning Post", o mais importante jornal de Hong Kong.
Arquiteto das reformas econômicas pró-capitalismo e do fim do isolamento da China, Deng não aparece em público desde fevereiro de 1994. Ele vive em sua casa, em Pequim (capital da China), cercado por equipes médicas e forte aparato de segurança.
Deng, segundo informações não-confirmadas, teria mal de Parkinson, que causa problemas no sistema nervoso. O governo se recusa a divulgar dados sobre o estado de saúde do líder comunista, que comandou, em 1989, a repressão ao movimento pró-democracia da praça Tiananmen.
Outro jornal de Hong Kong, o "Sing Tao Daily", afirmou que Deng chegou a ser hospitalizado na semana passada.
A sucessão de Deng, que não ocupa cargos oficiais há seis anos, está acertada desde 1989. Ele nomeou então como seu sucessor Jiang Zemin, atual presidente da China.
A TV central do país iniciou ontem a transmissão de um documentário sobre a vida de Deng. A iniciativa busca manter acesa a imagem do líder comunista.

Texto Anterior: Manifestação contra Milosevic reúne 250 mil na capital sérvia
Próximo Texto: Classificação entra em vigor nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.