São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tasso Bangel lança CD hoje

ANA CRISTINA PESSINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O maestro gaúcho Tasso Bangel comemora 50 anos de vida e dedicação à música com o lançamento do CD "Identidade" hoje, no Sesc Paulista, ao lado do Sexteto Brasil Cordas.
Segundo Bangel, a proposta do trabalho é misturar o popular e o erudito, por meio de um repertório que tenha a ver com as raízes nacionais, executado por um conjunto de formação clássica.
É assim também que se comporta o Sexteto Brasil Cordas, que acrescenta à composição tradicional do quarteto de cordas -dois violinos, um violoncelo e um violão- um baixo elétrico e um acordeão, tocado pelo próprio maestro.
A proposital ausência de instrumentos de percussão e a inclusão do acordeão "aproximam o som da terra", criando a identidade que o maestro busca.
Dessa forma, cada uma das 18 composições do disco -todas elas inéditas- é dedicada a uma região do país ou foi inspirada por alguma paisagem natural brasileira. Abatida carioca em "Choro de Breque", a serra paulista em "Amanhecer", o entardecer de Brasília em "Flor do Cerrado", um cantador pernambucano em "Cantiga e Frevo" e a terra natal em "Gauchíssima", entre outras, compõem o mapa musical brasileiro idealizado por Bangel.
A única pessoa homenageada no disco é o músico argentino Astor Piazzolla que ganhou "Pampeana".
Farroupilha
No próximo mês de março, no Teatro Municipal de São Paulo, Tasso Bangel recebe da Associação Paulista de Críticos de Arte (Apca) o prêmio de melhor compositor de música de câmara de 1996.
O CD "Identidade", lançado pela gravadora Paulinas Comep, é o 20º da carreira do maestro gaúcho, somando as gravações com Eleazar de Carvalho, Orquestras Sinfônicas e como regente do grupo vocal Farroupilha, do qual foi fundador.
"O Farroupilha durou quase 40 anos. Espero que, da mesma forma, o Sexteto Brasil Cordas tenha vida longa e que nós possamos também ter a felicidade de levar a música brasileira para vários países da América, Europa e Ásia."

Show: Tasso Bangel e Sexteto Brasil Cordas
Quando: hoje, às 18h30
Onde: Sesc Paulista (av. Paulista, 119, tel. 284-2111)
Quanto: entrada franca

Disco: Identidade
Lançamento: Paulinas Comep
Preço: R$ 14

Texto Anterior: Exposição e palestras marcam abertura do "Verão Funarte"
Próximo Texto: 'Crede-Mi' lança Bia Lessa como cineasta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.