São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Punição no PAS; Tortura nunca mais; Parceria; Ônibus a gás; Realidade desconhecida; Esmolas; Aplausos; Cidadania; Cumprimento; Ato falho; Boas festas

Punição no PAS
"Em relação à carta do médico José Knoplich, publicada nesta coluna no dia 29 de dezembro de 1996, esclarecemos que a punição aplicada a ele e a outros membros do PAS obedeceu a um critério eminentemente ético e não político, como sustenta o missivista.
Knoplich desrespeitou o artigo 45 do Código de Ética Médica, utilizando-se de vários subterfúgios para não atender à convocação do CRM-SP para prestar esclarecimentos sobre os problemas ocorridos durante a implantação do PAS no Hospital de Pirituba.
O artigo 45 do Código de Ética Médica veda ao médico "deixar de cumprir, sem justificativas, as normas emanadas dos conselhos federal e regionais de medicina e de atender às suas requisições administrativas, informações ou notificações, no prazo determinado'.
Foi baseado somente neste artigo que a plenária de conselheiros deliberou o caso. Se houvesse quaisquer predisposições políticas por parte do CRM-SP, ele poderia ter tido até seu direito de exercer a profissão impedido.
Que ele e outros médicos punidos pelo CRM-SP possam apelar da decisão ao Conselho Federal de Medicina ou à Justiça é ponto pacífico. Faz parte do direito democrático que defendemos."
Pedro Henrique Silveira, presidente, e Célio Levyman, primeiro-secretário, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Tortura nunca mais
"Nós, ex-presos políticos e familiares dos mortos e desaparecidos políticos, que denunciamos em todas as oportunidades os torturadores, reivindicamos a apuração dos crimes da ditadura e a punição dos responsáveis.
A atitude de omissão e esquecimento em relação aos torturadores da época da ditadura permite a manutenção e a ampliação da prática da tortura em nosso país e reforça a impunidade.
O sr. Benedito Mariano pode ter certeza de que tem em nós um apoio permanente na denúncia e combate da tortura e, principalmente, contra a impunidade. Pela vida e pela paz, tortura nunca mais!"
Maria Amélia de Almeida Teles, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos (São Paulo, SP)

Parceria
"A reportagem sobre a diminuição da mortalidade infantil no Nordeste, obtida graças ao trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (2/1), mostra uma faceta importante do esforço social que o governo FHC vem realizando, sem alardes e sem demagogia.
O trabalho dos agentes recebeu um importantíssimo reforço no ano passado em função de uma parceria estabelecida entre a Comunidade Solidária e a Abifarma (Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica).
Por intermédio da parceria, a Abifarma doou R$ 5 milhões em equipamentos, como bicicletas, balanças, termômetros, cronômetros e mochilas, para equipar 40 mil agentes de saúde em 1.200 municípios de 19 Estados.
A parceria da iniciativa privada com programas governamentais é hoje o caminho para incrementar soluções para os problemas sociais do país."
Luiz Roberto Serrano, Pool de Comunicação, assessoria de comunicação da Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica (São Paulo, SP)

Ônibus a gás
"Queremos registrar nossos parabéns pela reportagem 'Frota de ônibus resiste ao gás até 2006' (25/12). A reportagem merece louvores quanto à imparcialidade com que trata o assunto.
O texto de J.B. Natali, além de claro e inteligente, traz as vantagens e as desvantagens da adoção da medida.
Para nós -autores do projeto que gerou a lei em questão-, além de ser mais barato, o gás polui bem menos do que o diesel, seu armazenamento é viável e a tecnologia, temos certeza disso, encontrará soluções para as possíveis falhas do sistema."
Dalmo Pessoa, vereador (São Paulo, SP)

Realidade desconhecida
"Lamentável o manifesto da sra. Anne Larsson ('Painel do Leitor', 11/12).
Ela desconhece totalmente a realidade da vida de um juiz, que, além das horas em que fica no gabinete, realiza várias audiências diárias, além de, necessariamente, trabalhar e estudar, de forma contínua, em sua casa.
Não é somente um curso superior de publicidade ou de direito que habilita uma pessoa a receber bons salários, mas sim a capacidade de cada um."
Rivan Duarte (Campo Grande, MS)

Esmolas
"Enquanto a elite dominante e seus porta-vozes misturados no meio da população estiverem preocupados em dar esmolas, jamais teremos início ao combate à miséria crônica vivida por nossa gente. Auxílios não resolvem problemas, mas podem viciar os ajudados."
José Maria Giannasi (Osasco, SP)

Aplausos
"Aplausos ao presidente pelo projeto que mandou à Câmara sobre os motoristas de ônibus e de caminhões. Eles serão obrigados a descansar uma hora a cada quatro dirigidas. Essa profissão sempre foi explorada e mal paga."
Nivaldo Caleffi (Amparo, SP)

Cidadania
"Ao abrir a Folha no primeiro dia do ano de 1997, notícia melhor não poderia encontrar: um projeto de cidadania para crianças e adolescentes. Oxalá que cada município pudesse pensar e realizar o seu. Parabéns aos munícipes e ao seu idealizador, José Camargo."
Irandi Pereira (São Paulo, SP)

Cumprimento
"Majestoso, oportuno e sintomático o artigo de Luís Nassif em 16/12. A cidade de São Paulo e o sr. Maluf pagarão caro pela desastrosa manobra do 'acordo' com os 'anões' do PPB."
João Carlos Espíndula da Silva (Florianópolis, SC)

Ato falho
"Ato falho o desta Folha (28/12) quando ao analisar as alterações do Imposto de Renda para 97 o faz avaliando positiva ou negativamente cada modificação, tomando como ponto de vista somente o empresarial e não o da justiça fiscal ou tributária."
Eduardo Batista de Oliveira (Juiz de Fora, MG)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Ran Yaakoby, vice-cônsul de Israel; Welinton Fagundes, deputado federal (Brasília, DF); Oswaldo Alves Pereira, presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (São Bernardo do Campo, SP); Israel Zekcer, secretário de Esportes e Turismo (São Paulo, SP); Sociedade de Pediatria de São Paulo (São Paulo, SP); União Nacional dos Artistas Plásticos (São Paulo, SP); Coopers & Lybrand (São Paulo, SP); Simon Franco Recursos Humanos (São Paulo, SP); Manager Assessoria em Recursos Humanos (São Paulo, SP); Grupo Catho (São Paulo, SP); Authent Executive Placements (São Paulo, SP); HSM (São Paulo, SP); Pegler & Associados (São Paulo, SP); Hospital e Maternidade de Santa Marina Ltda. (São Paulo, SP); Organização Marin de Orientação Previdenciária (São Paulo, SP).

Texto Anterior: Feliz 97, dona Felícia
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.