São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tambaba é para ser vista a olho e corpo nus

TIAGO OLIVEIRA
DO ENVIADO ESPECIAL À PARAÍBA

Tambaba, conhecida pelo naturismo, é uma das mais belas praias do litoral paraibano. Localizada na cidade de Conde, a 40 km de João Pessoa, possui cavernas, piscinas naturais, coqueirais e falésias.
A prática do naturismo (nudismo), legalizada em Tambaba em 1989, fez com que ela se tornasse a primeira praia naturista do Nordeste e a terceira do Brasil.
Para evitar constrangimentos, Tambaba tem uma série de regras a fim de preservar a imagem da praia e o seu ecossistema.
Ao chegar, o turista irá encontrar uma placa contendo as condutas éticas, a fim de organizar e preservar uma praia quase selvagem.
O turista que conhecer essa praia poderá ver belezas naturais como a pedra da Bunda, nome dado por lembrar a imagem de uma mulher sem roupa.
Primeira vista
Para chegar a Tambaba, o visitante pode fazer um passeio pelas praias do litoral sul da Paraíba, como Tabatinga, Coqueirinho e Carapibus, todas cercadas por falésias coloridas.
A temperatura média da água na Paraíba é de 26°C, o que proporciona um banho de mar sempre muito agradável.
Ao chegar a Tambaba, você conhecerá um dos mais antigos frequentadores da praia, Gilson Pereira de Almeida, 45, conhecido como Xexéu, uma figura que se apaixonou pela paisagem quando ainda era garoto.
Ele mora em cima do seu bar, Tambabar, com apenas parte da sua família. Seria muito difícil acomodar em apenas uma casa os 20 filhos de Xexéu. Mora com ele apenas a metade.
Xexéu é um ex-policial que cansou da violência da cidade e resolveu se dedicar a uma vida saudável com seus filhos em um paraíso natural.
A palavra tambaba significa dentro das conchas e, segundo a lenda, era o nome da filha de um cacique que habitava a praia em tempos remotos e que iria ser sacrificada pela tribo.
O mais bravo guerreiro da tribo se ofereceu para morrer no lugar de Tambaba, por quem se apaixonou. Diz a lenda que o guerreiro ficou sem comer até a noite em que Tambaba seria sacrificada.
Os dois desapareceram misteriosamente.

Texto Anterior: Parque aquático atrai com queda livre
Próximo Texto: Professor universitário perdeu amigos quando virou nudista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.