São Paulo, terça-feira, 7 de janeiro de 1997 |
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BMW vai investir US$ 150 mi em fábrica
ARTHUR PEREIRA FILHO
A unidade deve entrar em operação no início de 98, com a produção de 5.000 utilitários Defender por ano. Vai criar mil empregos diretos e indiretos. A fábrica terá capacidade máxima para 15 mil veículos por ano. Cerca de 30% da produção do Defender será exportada para os países do Mercosul. O restante fica no mercado interno. O preço do Defender brasileiro ainda não está definido. O importado custa entre US$ 33 mil e US$ 45 mil. O utilitário tem tração 4x4 e é projetado para trafegar em terrenos acidentados. O montadora ainda não definiu o local onde será instalada a fábrica. Michael Turwitt, presidente da BMW do Brasil, diz que cinco Estados do Sudeste e Sul do país são candidatos. A decisão sai nas próximas semanas. Turwitt descartou a possibilidade de a fábrica ir para o Nordeste. "Damos preferência a Estados que já tenham boa infra-estrutura", diz. Ainda no primeiro trimestre, a BMW do Brasil deve assinar acordo com o governo brasileiro, aderindo ao regime automotivo do país. Vai poder importar veículos prontos, autopeças e máquinas com redução de Imposto de Importação. Para compensar, terá de exportar produtos no mesmo volume das importações feitas. Segundo Turwitt, a produção do Defender terá, inicialmente, índice de nacionalização (volume de peças produzidas no Brasil) de apenas 40%. Em três anos esse índice precisa chegar a 60%. O motor do Defender, a diesel, será produzido no país pela Maxion. A carroceria, em alumínio, será importada do Reino Unido. A BMW também estuda a fabricação, no futuro, de um automóvel da marca Rover no país. Seria o Rover 200, modelo similar ao Golf. Turwitt anunciou ontem os investimentos ao vice-presidente Marco Maciel, em reunião no Palácio do Planalto. Ele também confirmou que a fábrica de motores da BMW e Chrysler na América do Sul será construída no Brasil. As duas montadoras vão investir US$ 500 milhões para produzir 400 mil motores por ano. Os fornecedores de autopeças vão investir mais US$ 100 milhões no projeto. A fábrica vai produzir motores para carros compactos da Chrysler e para o Mini, modelo da Rover que terá nova versão lançada em breve na Europa. "A fábrica de motores será 100% para exportação", diz Turwitt. A BMW pretende exportar US$ 1 bilhão por ano. A fábrica deve ficar pronta em dois anos e vai gerar cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos. Negativa A direção da BMW e da Chrysler negaram a informação de que as duas empresas vão instalar a fábrica de motores no Brasil. Tanto a BMW quanto a Chrysler, divulgaram ontem, durante a abertura do Salão do Automóvel de Detroit (EUA), que ainda não foi decidido oficialmente qual país vai sediar a fábrica. Colaboraram José Carlos Chaves, enviado especial a Detroit (EUA), e a Sucursal de Brasília. Texto Anterior: Novo sistema causa lentidão Próximo Texto: Brasil deve manter MP do NE Índice |
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