São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criado 'disque-denúncia' contra escolas

DA REPORTAGEM LOCAL

A UEE (União Estadual dos Estudantes), entidade que representa os estudantes universitários do Estado de São Paulo, criou este ano um serviço que está sendo chamado de "SPC das escolas pagas", usando a sigla que faz referência ao Serviço de Proteção ao Crédito.
O serviço, que recebe por telefone reclamações contra escolas e universidades particulares, atendeu mais de 150 chamadas nos dois primeiros dias de funcionamento.
Em segundo lugar, aparecem os aumentos considerados abusivos nas mensalidades.
Segundo Morgado, os alunos inadimplentes estão sendo orientados a tentar negociar com as escolas. Se não houver acordo, a entidade coloca seu departamento jurídico à disposição do estudante. Os organizadores também pretendem divulgar o nome das escolas que estiverem impedindo a matrícula de inadimplentes.
"Vamos montar uma lista negra dos donos de escola em alusão ao que eles queriam fazer com a gente", afirmou Morgado.
A lista seria uma espécie de resposta à intenção -não-concretizada- de colocar os nomes dos alunos inadimplentes na Internet, manifestada pela Confenen (Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino) em outubro.
Para o advogado Adib Salomão, 63, do Sieesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo), que representa escolas particulares de 1º e 2º grau, a questão da matrícula de alunos inadimplentes já foi superada por resolução do STF (Supremo Tribunal Federal).
"Acho que é uma busca para tumultuar, uma vez que as matrículas já foram feitas na maioria das escolas", afirmou.
Em relação às denúncias de aumento abusivo, ele afirmou que "até agora ninguém conseguiu comprovar os abusos".
Os telefones para as denúncias são: (011) 572-6692 e 571-0751. O serviço funciona das 10h às 18h.

Texto Anterior: Pitta comete gafe na posse de Nicéa
Próximo Texto: Alfabetização para adultos é vetada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.