São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco 24Horas lança seguro contra roubo

ADRIANA VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o objetivo de atingir 1,2 milhão de usuários em um ano, a Tecnologia Bancária (TecBan), empresa especializada em automação bancária, está lançando o Seguro 1Minuto, que protege contra roubos dentro dos caixas eletrônicos da rede Banco 24Horas em todo o país.
Não se trata propriamente de um seguro, mas, conforme o diretor-geral da TecBan, Renato Cesar Mascaretti, "um serviço facultativo de proteção ao saque".
Para contratar esse serviço, paga-se uma taxa equivalente a 1% do valor do limite máximo de saque. Por exemplo, se o cliente pode sacar até R$ 1.000, a taxa será R$ 10.
A cobertura é de seis meses ou até o vencimento do cartão. Se ocorrer o sinistro, o serviço também será cancelado.
Essa "proteção ao saque", no entanto, não cobre roubos que ocorram na saída ou imediações dos caixas eletrônicos.
Segundo a assessoria de imprensa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esses casos representam 90% do total dos 220 assaltos ocorridos nos 9.335 caixas eletrônicos de todo o país comunicados aos bancos nos últimos dez meses.
Em São Paulo, o Seguro 1Minuto só estará disponível no dia 25 de fevereiro. Mas um teste já está ocorrendo há quatro meses na cidade de Campinas.
Nessa experimentação, o número de adesões foi de 4.720, ou seja, 10% do número de usuários da região contrataram o serviço. E, até o dia 31 de dezembro, só foram registrados dois assaltos.
No próximo dia 21, quando começa oficialmente a implantação do sistema, as cidades do Norte e Nordeste do país serão as primeiras contempladas.
Finalmente, em fevereiro, todos os 689 terminais da rede Banco 24Horas estarão oferecendo o Seguro 1Minuto.
Como funciona
O Seguro 1Minuto é feito nos próprios terminais do Banco 24Horas, razão pela qual o serviço foi chamado 1Minuto.
Depois da taxa ser debitada da conta-corrente, o cliente recebe uma espécie de apólice e uma senha especial.
Quando ocorrer o assalto, a pessoa digita na hora do saque essa senha, podendo retirar normalmente o seu limite.
No dia seguinte, é preciso levar o Boletim de Ocorrência à agência bancária para que seja feito o ressarcimento do roubo em até dois dias úteis.
Ao utilizar a senha especial, o cliente terá seu cartão bloqueado no dia seguinte.
Segundo Mascaretti, a TecBan é a primeira no Brasil a oferecer esse tipo de proteção contra roubo em caixas eletrônicos.

Texto Anterior: Corretores atacam CPMF
Próximo Texto: Empresa só presta serviço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.