São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Roque Santeiro" pode virar montagem off-Broadway

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Roque Santeiro" pode virar montagem off-Broadway. O dramaturgo Dias Gomes irá no próximo dia 13 a Nova York para negociar os direitos do texto que atualmente está em cartaz no Rio, em montagem musical dirigida por Bibi Ferreira.
"Ainda depende de muita conversa. Vou para lá conhecer o grupo interessado e saber qual é sua orientação. Em teatro existe muito maluquinho, então não é sempre que as intenções se concretizam, mas torço para que dê certo", afirmou o autor.
Quem propôs ao dramaturgo que o texto fosse levado a Nova York foi o tradutor Leon Lydey, que fez a versão do texto para inglês nos anos 70 e, na mesma época, defendeu uma tese sobre o teatro de Dias Gomes na Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA).
"Sabendo da montagem no Rio, Leon Lydey me escreveu contando que havia um grupo nova-iorquino interessado em levar o texto para lá", afirmou.
"Roque Santeiro" teve sua estréia mundial no palco nos Estados Unidos em 1976, quando ainda tinha o título original "O Berço do Herói".
"Lá, a montagem foi patrocinada pela embaixada brasileira em Washington, enquanto aqui, além de ser peça e novela proibidas, eu estava sendo procurado pelo governo militar", disse.
Antes da montagem de "O Berço do Herói", outros dois textos de Dias Gomes foram mostrados no circuito off-off-Broadway de Nova York, ainda nos anos 60: "O Pagador de Promessas" e "O Santo Inquérito".
Idas e vindas
"O Berço do Herói" tem uma história conturbada. O texto foi escrito em 1963. Dois anos depois, houve a primeira tentativa de encená-lo no Brasil, mas foi censurado.
Em 1965, Dias Gomes vendeu os direitos para o cinema e escreveu o roteiro, igualmente vetado pela Censura Federal. Ele conta que guarda esse roteiro até hoje. "Tenho esperança que a história um dia ainda vire filme", disse.
Dez anos depois, Dias Gomes tentou burlar a censura, escreveu uma adaptação do texto para televisão alterando o nome dos personagens e o título para "Roque Santeiro".
Não adiantou. A novela "Roque Santeiro" só foi ao ar em 1985.
O texto
Dias Gomes afirmou que ainda não sabe qual das versões existentes do texto deve ser encenada nos EUA.
"Para a montagem da peça no Rio, eu reescrevi o texto. Não mudei a história, mas ficou bem menor -antes era uma montagem de mais de três horas e hoje tem cerca de duas horas e dez minutos de duração."
Outra opção é a utilização da tradução para inglês já existente, de Leon Lydey, com a história original de "O Berço do Herói." "Isso ainda vai ser pensado", disse Dias Gomes.

Texto Anterior: 'Altered States' subverte Pulp e Radiohead
Próximo Texto: Saem os indicados para o Grammy 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.