São Paulo, quinta-feira, 9 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hoje alunos fazem prova de matemática

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Tranquilidade e descontração eram as palavras de ordem entre os candidatos da segunda fase da Fuvest antes do início da prova de física, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.
Mariana Martins Ruzante, 18, que tenta arquitetura, se dizia calma. "Acho que a prova vai ser difícil, mas não estou nervosa."
Antes de sair de casa, como fez nos outros dias de exame, acendeu uma vela para o anjo da guarda. "Não sou muito religiosa, mas, quando a coisa aperta, eu apelo."
Lucas Buitoni, 19, que também presta arquitetura, exibia sua careca. "Já passei na PUC-SP, para publicidade, mas quero mesmo arquitetura", comenta.
Ele conta que a sua irmã foi aprovada em primeiro lugar para arquitetura na USP e que hoje cursa o quarto ano. "Em casa não há pressão para que eu iguale o feito. Meu pai fala que, se eu passar em último lugar, já está ótimo."
A candidata Veridiana de Vivo Marques, 18, escolheu prestar fonoaudiologia porque a concorrência é baixa. "Ano passado, tentei medicina e não entrei", diz.
Ela diz que não é muito boa de física. "O que importa para a minha carreira é a parte de acústica."
Já Marcos Brown Gonçalves, 21, apostava que se sairia razoavelmente bem. "Estou no terceiro ano de física na USP, o que me dá uma ótima base para o exame."
Ele está desistindo do curso e tenta uma vaga em engenharia de materiais. "O curso é mais 'light' que o de física. Além do mais, tenho bastante interesse por essa área", conta.
Ele aproveitava os momentos antecedentes ao exame para ouvir música. "Levo meu walkman para todo lugar. É relaxante."
Segundo a Fuvest, o índice de abstenção total foi de 4,29%.
Hoje os vestibulandos resolvem dez questões discursivas de matemática. Os únicos candidatos de exatas que não resolvem o exame são os que prestam química (Ribeirão Preto e USP/São Carlos).
Já da área de biológicas, fazem prova aqueles que prestam zootecnia (Pirassununga), psicologia (São Paulo), engenharia agronômica e engenharia florestal.

Texto Anterior: Exame de física é difícil para candidatos
Próximo Texto: A prova de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.