São Paulo, quinta-feira, 9 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cheia de rios atinge sul do ES

SERGIO TORRES
DO ENVIADO ESPECIAL

A região sul do Espírito Santo sofreu os reflexos das cheias dos rios em Minas Gerais e no Estado do Rio. Só no município de Bom Jesus do Norte (a 260 km de Vitória) há cerca de 3.000 desabrigados.
O rio Itabapoana se afastou, no fim-de-semana, a até 100 metros do leito normal. A principal praça da cidade, a igreja e a prefeitura foram invadidas pela água.
A prefeita Daisy de Deus Batista (PSDB) decretou situação de emergência, orientada pela Defesa Civil do Espírito Santo.
Com 15 mil habitantes, Bom Jesus do Norte fica na divisa com o Estado do Rio, na margem esquerda do Itabapoana.
Muitas construções ribeirinhas foram destruídas. O lavrador José Marinho, 45, perdeu a casa em que morava, quase toda levada pela enxurrada.
Marinho, a mulher Maria José e os quatro filhos do casal estão desde sábado morando debaixo de um tapume em um barranco. "Virei favelado", disse ele.
O capinador Édio da Fonseca, 62, conseguiu salvar móveis e eletrodomésticos, mas a horta foi arrasada pela cheia. Fonseca contava com a venda de hortaliças para sustentar a família durante os próximos dois meses.
No município vizinho de Apiacá, também há desabrigados pelas águas do Itabapoana.
A 12 km de Bom Jesus do Norte, a cidade capixaba de São José do Calçado apresenta áreas de risco interditadas pela prefeitura.
(ST)

Texto Anterior: Moradores comemoram recuo das águas do Paraíba
Próximo Texto: Usuária diz que ônibus demora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.