São Paulo, quinta-feira, 9 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kaiser volta a liderar na Grande São Paulo

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Kaiser retomou, no final do ano passado, a liderança nas vendas de cerveja na Grande São Paulo, região que responde por cerca de 25% do seu consumo no país.
Em termos nacionais, a empresa que mais vendeu cervejas continuou sendo a Brahma: no bimestre outubro/novembro de 1996, detinha 28,3% de um mercado que movimentou cerca de 8,2 bilhões de litros da bebida. As vendas da Antarctica corresponderam a 25,5% do mercado nacional, da Kaiser, 16,7% e da Skol, 20,3%.
O faturamento da Kaiser chegou perto de US$ 1,3 bilhão, anunciou Cristiano Ramos de Souza, 43, vice-presidente de marketing da companhia. "Foi o melhor dos 15 anos de existência da empresa", disse ele, embora as margens de lucro tenham caído.
Embora continuem bem à frente na guerra das cervejas, as companhias que estão mais perdendo terreno são exatamente as duas maiores, Brahma e Antarctica. Em 94, por exemplo, a Antarctica era dona de 30,1% do mercado brasileiro, quase cinco pontos percentuais mais do que no final de 96.
As duas empresas têm procurado reverter essa queda na participação de mercado, com ações de marketing e aumento na capacidade de produção.
A Antarctica, que está investindo US$ 35 milhões numa campanha publicitária de um ano de duração específica para o mercado de São Paulo, conseguiu aumentar sua participação na região depois do início dessa iniciativa, mas continua bem atrás de Kaiser e Brahma.
Segundo pesquisa da própria Antarctica, sua fatia no mercado paulista seria de 25%, semelhante aos dados da Nielsen, disse Sérgio Teixeira, 44, gerente de comunicação de marketing do grupo.
Para comemorar a volta à liderança em São Paulo, a Kaiser está instalando o que seria o maior outdoor do mundo, ao lado do Centro de Convenções do Anhembi, com 3160 metros quadrados, equivalente a um prédio de 52 andares.

Texto Anterior: Emprego; Safra; Energia
Próximo Texto: Produto não deve faltar, dizem empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.