São Paulo, quinta-feira, 9 de janeiro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Produto não deve faltar, dizem empresas
DA REPORTAGEM LOCAL Diferentemente do que ocorreu nos últimos anos, não deverá faltar cerveja neste verão, apesar do aumento no consumo verificado desde o início do Plano Real, garantem os fabricantes.No ano passado, o consumo de cerveja no Brasil cresceu aproximadamente 5%, abaixo da expectativa inicial do setor, que apostava em janeiro de 1996 numa expansão de 10%. Depois de um início decepcionante, as vendas recuperaram-se: entre setembro e novembro, a Antarctica, por exemplo, vendeu 28% a mais do que no trimestre anterior, acima dos 20% previstos. Publicidade Segundo pesquisa do Instituto Nielsen, no ano passado, os brasileiros gastaram US$ 8 bilhões com cerveja, disse Cristiano Ramos de Souza, vice-presidente da Kaiser. Para este ano, a expectativa é de que o consumo de cerveja no país cresça novamente cerca de 5%. Para tentar aumentar sua participação -sua meta é crescer 10%- a Kaiser está apostando firmemente em marketing: já destinou US$ 100 milhões para ações nessa área, sendo cerca de US$ 40 milhões em publicidade. A empresa já decidiu onde vai construir sua próxima cervejaria, em Fortaleza (CE), como parte de uma estratégia de tentar crescer mais nas regiões onde sua atuação ainda é bastante limitada, no Nordeste e no Norte do país. Em março, será inaugurada a fábrica de Ponta Grossa (PR). Em cada uma das duas cervejarias, o investimento é de US$ 90 milhões. Texto Anterior: Kaiser volta a liderar na Grande São Paulo Próximo Texto: Bayer anuncia compra das ações da CPB Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |