São Paulo, quinta-feira, 9 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAM abre mostra de papéis do acervo de Paulo Figueiredo

Colecionador doou parte da sua coleção ao museu

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O MAM-SP (Museu de Arte Moderna) abre hoje sua primeira mostra do ano e engorda seu acervo com uma nova série de obras em papel, de autores como Mira Schendel, Paulo Monteiro, Ester Grinspum e Célia Euvaldo.
Os trabalhos são doação do marchand Paulo Figueiredo, 49, que dará nome, a partir de hoje, à antiga sala 2 do museu.
Tudo na mostra gira em torno da artista plástica suíça Mira Schendel (1919-1988). Radicada no Brasil a partir de 1949, Schendel é a grande influência de grande parte dos desenhistas da mostra e também a preferida de Paulo Figueiredo.
Foi de Mira Schendel o primeiro trabalho que o galerista comprou, em 1964, uma aquarela da série "Bordados". A paixão por Mira cresceu, e, no início dos anos 80, Figueiredo se tornou seu galerista.
Nos trabalhos de Mira presentes na mostra é possível ver algumas de suas principais características. São desenhos carregados de poesia e humor, silenciosos e sutis. Em contato com o vazio do papel, suas linhas funcionam como estímulos ao espaço e ao espectador.
A doação se divide em duas partes. A primeira é imediata e já fica no acervo do MAM. Outra parte será legado do colecionador. Poderá ser usada pelo museu, mas será incorporada ao seu acervo depois da morte do doador.
"Passei muito mal no ano passado e fiquei com medo de deixar tudo sem destino certo. Sou filho único e não tenho herdeiros. A doação também foi um trato que fiz com Mira, que me deu muitos trabalhos, com o compromisso de que eu não vendesse e os doasse a um museu", disse. Paulo Figueiredo não só está bem, como já sente falta da galeria que manteve entre 1978 e 1995.
(CF)

Mostra: Coleção Paulo Figueiredo no Acervo do MAM
Onde: Museu de Arte Moderna (portão 3 do parque Ibirapuera, tel. 011/549-9688)
Vernissage: hoje, às 19h

Texto Anterior: Bandas invadem o litoral no verão
Próximo Texto: Pequena reflexão sobre os fatos que marcaram 1996
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.