São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquerdistas defendem referendo

'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

'Esquerdistas defendem referendo
Parlamentares do PPS e do PV defenderam ontem junto ao presidente Fernando Henrique Cardoso, em audiência no Palácio do Planalto, a realização de um referendo para aprovar a reeleição.
O senador Roberto Freire (PPS-PE) -presidente do partido-, os deputados Augusto Carvalho (PPS-DF), Sérgio Arouca (PPS-RJ) e Fernando Gabeira (PV-RJ) entregaram a FHC um documento intitulado "Oposição que propõe", em que defendem a prática da democracia direta.
Segundo os parlamentares, FHC se mostrou "simpático" à idéia.
Animados com a conversa com o presidente, os parlamentares disseram que, ontem mesmo, procurariam o PSDB, a fim de convencê-lo da idéia. "Se o presidente aceita a idéia, porque o PSDB não aceitaria?", questionou Freire.
A idéia do grupo é que, tão logo seja aprovada a reeleição, a população seja consultada por um referendo, para que mantenha ou não a alteração feita na Constituição.
Para os parlamentares, a tese da reeleição é democrática, pois aumenta o poder de escolha e o aperfeiçoamento da cidadania.
"Mas, para ter força, tem de estar inserida no princípio da democracia deliberativa", disse Gabeira.

Texto Anterior: PPB recusa ministério em troca de apoio
Próximo Texto: Maluf vê "compra deslavada" de votos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.