São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados do MT exigem cargos

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A barganha de votos pela reeleição em troca de cargos já está sendo encaminhada formalmente ao Palácio do Planalto.
Seis deputados do Mato Grosso exigiram ontem oito cargos no Estado para aprovar a emenda da reeleição.
"Ou nos atendem ou não votamos a reeleição. Se quiserem, podem dizer que é fisiologismo. Isso é um jogo político. E, dentro desse jogo, queremos a nossa parte", disse ontem à Folha o deputado Welinton Fagundes (PL-MT).
O grupo de deputados do PSDB, PTB, PFL e PL fez uma reunião ontem em Cuiabá e decidiu encaminhar os pedidos ao Palácio do Planalto por meio do líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP).
Oito cargos
Os deputados do Mato Grosso listaram oito cargos que, segundo eles, sempre foram preenchidos por indicação da bancada em governos anteriores.
Neste governo, porém, os cargos teriam sido distribuídos sem a consulta a políticos.
São a presidência da Eletronorte, as superintendências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, diretorias da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), do Basa (Banco da Amazônia), da Telemat (companhia telefônica), dos Correios e da Receita Federal.
"O Mato Grosso está reduzido a uma diretoria da Eletronorte. Para os outros cargos, foram indicadas só pessoas de fora. O resultado disso é que a Caixa, por exemplo, não tem atuação política no interesse do Estado", disse Welinton Fagundes.
"Não temos nada"
O deputado acrescentou que a bancada chegou a ter cargos em Brasília, como a secretaria executiva do Ministério das Minas e Energia. "Hoje não temos nada em Brasília", afirmou.
Na terça-feira, três integrantes da bancada -Fagundes, Rogério Silva (PFL) e Murilo Domingos (PTB)- tiveram audiência com o secretário-geral da Presidência da República, Eduardo Jorge.
Pediram recursos para a conclusão de hospitais regionais em Rondonópolis e Cáceres, além de uma diretoria na Telemat.
Ontem, após lerem o noticiário sobre pedidos encaminhados ao Palácio, decidiram reforçar a lista de reivindicações.

Texto Anterior: O balcão de negócios da reeleição
Próximo Texto: Omissão abusiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.