São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
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Pitta altera fura-fila e o envia à Câmara

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Celso Pitta alterou o projeto de lei que cria o fura-fila, reduzindo em 15 anos o período máximo de concessão para a exploração das linhas.
A proposta será encaminhada ainda este mês para análise da Câmara Municipal.
Fura-fila é o apelido do Veículo Leve sobre Pneus (VLP), um novo sistema de transporte que será implantado em São Paulo.
Esse sistema utiliza trólebus biarticulados (com 221 passageiros por veículo) em vias exclusivas, que podem ser no nível da rua ou elevadas.
O executivo pretende construir uma rede básica com 170 km de extensão. As linhas seriam montadas por consórcios privados, que teriam o direito de explorar a operação por um prazo de até 15 anos.
A minuta inicial do projeto, elaborada pela Secretaria dos Transportes, previa que a concessão seria dada por no máximo 30 anos.
A São Paulo Transportes, empresa que gerencia o transporte coletivo em São Paulo, estima que a iniciativa privada começará a ter lucro após cinco anos de operação.
A primeira linha começará a ser construída no final do ano, segundo Carlos de Souza Toledo, secretário dos Transportes.
Até lá é preciso definir as linhas prioritárias e fazer a concorrência pública e as desapropriações necessárias. Antes disso, o projeto precisa ser aprovado pelos vereadores. Ainda não se sabe quantos imóveis serão desapropriados.
Anel
O objetivo é construir um anel ao redor do centro de São Paulo, passando por bairros como Santana, na zona norte, Pinheiros, na zona oeste, Jabaquara, na zona sul, e Tatuapé, na zona leste.
Seriam feitas também corredores, saindo do centro em direção a quatro zonas da cidade. As estações de embarque seriam integradas, da mesma forma que ocorre no metrô.
O passageiro que saísse do centro e desembarcasse na Barra Funda, por exemplo, poderia pegar outro fura-fila para a Vila Madalena, com um único bilhete.
O corredor Ibirapuera, formado pelas avenidas Vereador José Diniz, Ibirapuera e 23 de Maio, deverá receber a primeira linha. A zona leste, a segunda.
O VLP vai atender, segundo estudos da Secretaria Municipal dos Transportes, uma demanda entre 200 mil e 400 mil passageiros por dia. Seu custo de implantação é da ordem de R$ 12 milhões por quilômetro.
CET
Nelson Maluf El Hage será o novo presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Ele vai substituir Gilberto Lehfeld. El Hage foi o diretor de operações da CET na gestão Maluf.

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