São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frank Sinatra sofre ataque cardíaco

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O ator e cantor Frank Sinatra, 81, foi internado ontem em Beverly Hills, vítima de um "ataque cardíaco sem complicações", segundo comunicado oficial de seu médico particular, Rex Kennamer.
É a segunda vez esta semana e a terceira em dois meses que ele se interna no Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles.
Em novembro, o motivo oficial que o levou ao hospital foi o pinçamento de um nervo. A porta-voz do artista, Susan Reynolds, não revelou a causa da internação por 24 horas na segunda-feira passada.
A declaração de Kennamer diz que Sinatra está sendo submetido a "testes, observação e tratamento" e que sua condição não é grave. De acordo com o médico, o cantor não está na unidade de terapia intensiva, e "o prognóstico é bom".
Os problemas recentes de saúde de Sinatra começaram em março de 1994, quando ele desmaiou num palco de Richmond, imediações de Washington, quando cantava a música "My Way". Na época, seu filho e produtor, Frank Jr., disse que o pai havia se desidratado devido ao calor das luzes dos holofotes.
Depois desse incidente, Sinatra só voltou a se apresentar nos festejos pelo seu octogésimo aniversário, em dezembro de 95.
Na semana passada, sua filha, a também cantora Nancy, disse que perguntado que presente de Natal desejava receber, Sinatra respondeu: "Mais um Natal".
Houve muita especulação sobre a real condição de saúde do cantor quando ele se internou por oito dias em novembro. A versão oficial de pinçamento de nervo foi colocada em dúvida por informações não-oficiais sobre possíveis pneumonia e ataque cardíaco.
Mas Sinatra brincou, numa declaração formal, dizendo que o hospital precisava do seu quarto para oferecê-lo a Mike Tyson (que acabara de ser derrotado em uma luta de boxe) e, por isso, ele estava retornando para casa.
Os boatos retornaram esta semana, quando Sinatra voltou ao hospital. Desta vez, foram menores porque ele não precisou de ambulância e ficou apenas 24 horas.
Segundo o Cedars-Sinai, a internação havia sido planejada e não envolvia risco de vida.
Ontem, no entanto, os comentários que vazavam do hospital foram mais intensos do que nunca. Segundo a agência Associated Press, um médico não identificado disse que a situação agora é muito diferente das duas internações anteriores, dando a entender que o estado do cantor é grave.
Sinatra foi levado às pressas para o hospital numa ambulância no meio da manhã.
A carreira de Sinatra teve início há 60 anos, quando começou a cantar num bar de estrada em Englewood, Nova Jersey.
Frank Sinatra recebeu oito prêmios Grammy e um Oscar (de melhor ator coadjuvante por "A um Passo da Eternidade", em 1953). É considerado o mais importante cantor da música popular norte-americana neste século.
Entre os muitos sucessos de sua vida estão: "New York, New York", "Strangers in the Night", "Love and Marriage", "Young at Heart" e "My Way".

Texto Anterior: Shaquille não joga para o time
Próximo Texto: Brasileiro vai compor ópera nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.