São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berlim abre espaço para nova produção do Brasil

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Festival Internacional de Cinema de Berlim, na Alemanha, cedeu ao renascimento do cinema brasileiro. A próxima edição do evento, que acontece entre os dias 13 e 24 de fevereiro, organizou uma mostra dedicada apenas à recente produção brasileira com oito títulos até o momento, com filmes como "Crede-Mi", de Bia Lessa; "Sertão de Memórias", de José Araújo; e "Como Nascem os Anjos", de Murilo Salles (leia lista de brasileiros já selecionados ao lado).
A mostra é um avanço e tanto, se comparada à performance brasileira na última edição do evento. Em 1995, a presença brasileira foi reduzida a três filmes, sendo que um curta e dois longas nem haviam sido produzidos aqui.
O curta "Fragmentos da Vida" (1929), de José Medina, foi exibido em uma seção dedicada a curtas do cinema mudo. Também entraram os longas "Prazeres Sintéticos", de Yara Lee, e "Carried Away", de Bruno Barreto, que, embora brasileiros, realizaram os filmes nos EUA.
Mas a exclusão na edição passada não foi privilégio dos brasileiros. Em 1995, nenhum latino-americano entrou na mostra competitiva do evento.
Latinos
O cinema brasileiro terá outros destaques na Alemanha neste começo de ano. A cidade de Tubingen realiza entre amanhã e 8 de fevereiro a 5ª edição do Cine Latino, evento que, além da exibição, promove ainda a discussão do cinema brasileiro e latino-americano por meio de debates com atores e diretores.
"Procuramos fugir dos clichês e dar aos europeus outras perspectivas da realidade brasileira", disse Maria Luiza Fontenelle, da organização do evento. Segundo ela, a entrada da cultura brasileira na cidade foi facilitada devido à atuação do Centro de Estudos Latino-Americanos que funciona ali. "A cidade tem tradição em contestação e abriga a primeira universidade protestante da Alemanha", disse.
Este ano foram convidados o diretor Joel Pizzini e a atriz Fernanda Torres. Pizzini acompanha "Caramujo-Flor" e "Enigma de um Dia", curtas seus que serão exibidos. Fernanda Torres está em "Terra Estrangeira" (de Walter Salles) e em um episódio do longa "Veja Esta Canção" (de Cacá Diegues).
Entre os convidados latino-americanos estão o diretor cubano Juan Carlos Tabio, que apresentará o filme "El Elefante Y la Bicicleta", e o mexicano Arturo Ripstein ("La Reina de la Noche").
Serão exibidos ainda os curtas "Lá e Cá" (de Sandra Kogut), "Glaura" (de Guilherme de Almeida Prado) e "Pão de Açúcar" (de João Emanuel Carneiro) e o longa "16-0-60", de Diogo Mainardi.
A programação será apresentada ainda em Berlim, entre 6 e 12 de fevereiro, e Munique, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.
O evento é organizado pela Sociedade Cultural Brasil-Alemanha, que ainda estimula a difusão da cultura brasileira na Alemanha em áreas como literatura, teatro, música e artes plásticas.
Promove ainda a venda de filmes brasileiros, como aconteceu com "Sábado", de Ugo Giorgetti, que será exibido em abril pela rede de TV Arte na França e na Alemanha. Depois da exibição, "Sábado" entra no circuito alemão de cinema.
A entidade faz também o caminho inverso, divulgando a cultura alemã no Brasil, como em 1994, quando trouxe o artista alemão Markus Ramershoven para a 22ª Bienal de São Paulo.

Texto Anterior: Ivan Lins diz que não irá à festa de premiação
Próximo Texto: Pizzini filma índios guatós
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.