São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto brasileiro ganha prêmio

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O ano começa bem para a nova geração de cineastas brasileiros: o diretor pernambucano Marcelo Gomez, 30, é um dos quatro vencedores do prêmio para desenvolvimento de projetos The Hubert Bals Fund (HBF), vinculado ao Festival Internacional de Cinema de Roterdã (Holanda).
Entitula-se "O Cinema, a Aspirina e os Urubus" o roteiro a ser desenvolvido pelo realizador.
"É menos um road-movie que uma saga, passada no Nordeste dos anos 40, mostrando o início da industrialização", disse Gomez.
"Nos anos 30 a Bayer lançou a aspirina em caminhões itinerantes. Havia a projeção de um filme e depois de fitas publicitárias. A aspirina para as dores, o cinema para os sonhos -este era o mote."
Marcelo Gomez estudou cinema em Bristol, Inglaterra, em 1992, e desde 1993 faz mestrado na ECA-USP. Seu curta de estréia, "Maracatu, Maracatus" (1995), combina elementos documentais e de ficção para tratar da origem do ritual afro-indígena nos engenhos de açúcar de Pernambuco.
A bolsa para o desenvolvimento de roteiro é de US$ 10.000. Dedicado a projetos "cuja excelência artística influencia de maneira positiva a imagem dos países do Terceiro Mundo", o HBF selecionou outras duas propostas ainda em fase de desenvolvimento de roteiro: "Baraye Baran", de Dariush Mehrjui (Irã), e "Dust", de Richard Pakleppa (Namíbia).
O workshop de roteiros do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas (ICAIC) também recebeu uma bolsa. A América Latina emplacou ainda quatro dos seis apoios à produção ou pós-produção do mesmo fundo.
Nove títulos recentes apoiados pelo HBF serão apresentados na 26ª edição do Festival de Roterdã, que acontece entre 29 de janeiro e 9 de fevereiro. Entre as presenças brasileiras já confirmadas estão a do curador Fabiano Canosa, do Anthology Film Archives de Nova York, no júri, e a de "Tieta do Agreste", de Carlos Diegues.

A colunista Erika Palomino está em férias.

Texto Anterior: Pizzini filma índios guatós
Próximo Texto: Teto da renúncia fiscal aumenta R$ 20 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.