São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lenine & Suzano atacam intimismo

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

O som é do Recife, mistura rock com música regional e a dupla adora enfatizar questões sociais. Não, não é Chico Science e a Nação Zumbi, Mundo Livre S.A. ou qualquer outro representante da moda da mangue beat.
Lenine & Suzano, que se apresentam nos dois próximos finais de semana no Piccolo Espaço Cultural, participaram da quebra de limites entre os guetos da MPB nos anos 90.
A síntese deste trabalho, traduzida no álbum "Olho de Peixe" -lançado pela Velas em 94 e há mais de um ano fora de catálogo- é uma conjunção de guitarra e voz com uma enérgica base percussiva.
"Nossa fórmula é contrária à postura intimista que a formação de duo pode inspirar", diz o guitarrista, letrista e vocalista Lenine.
"Olho de Peixe" é um conjunto de canções em que ritmo e voz sobrepõem-se à melodia. A variedade de opções de percussão faz do improviso e da espontaneidade uma constante.
Em meio aos pandeiros, ganzás, moringas, pratos, cowbells e surdos, o percussionista Suzano realiza sua pantomima e revira as estruturas do maracatu.
"Sou um cronista de Recife", define-se Lenine. O compositor exagera nas imagens e metáforas da natureza de Pernambuco.
Quanto aos rótulos, considera-se um desbravador. "Hoje todo mundo fala de vasos comunicantes e caldeirão cultural, virou até lugar comum. Mas até quebrar a casca do ovo, muita coisa aconteceu, somos resultado deste processo, apesar de não 'fazermos' mangue beat", conclui.
Trabalhos paralelos A dupla é fato esporádico na vida dos dois. O pernambucano Lenine tem um trabalho solo de guitarrista e compositor e lança seu primeiro CD solo em fevereiro.
Algumas faixas deste trabalho serão mostradas no show que estréia esta noite. Já gravou também trilha sonora para novelas, como "Pátria Minha", da Rede Globo.
Já o carioca Suzano acaba de gravar um disco só com pandeiro e participa da banda Aquarela Carioca. Ambos compõem e arranjam para figurinhas carimbadas da MPB, como Elba Ramalho, Margareth Menezes, Marisa Monte, Gal Costa e Ney Matogrosso.
"A dupla com Lenine é a minha maior curtição, ainda que não tome todo o tempo e que não dê para ensaiar nunca", diz Suzano.
Segundo a dupla, a gravadora Velas deve recolocar "Olho de Peixe" de novo em seu catálogo em março ou abril.

Show: De Olho no Futuro
Com: Lenine & Suzano
Onde: Piccolo Espaço Cultural (r. Girassol, 323, Vila Madalena, tels. 870-5884 e 870-5876
Quando: hoje, amanhã, 17 e 18 de janeiro, às 22h
Ingressos: de R$ 10 a R$ 20

Texto Anterior: Zeca Pagodinho exibe malandragem
Próximo Texto: Lady Zu volta com "Acredite ou Não"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.