São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Cama e roupa lavada; Sem saída; Vale tudo; Tapas e beijos; Feira livre; Por baixo dos panos; Dividindo o inimigo; Acerto de contas; Boa justificativa; Jura nordestina; Passo marcado; Para desfulanizar; Enchendo o balão; Pena teleguiada; Maldade peemedebista; Mar da Bahia; Falta de tato

Cama e roupa lavada
Sarney fechou o pacote de apoio à reeleição com FHC. Passa pelo governo de Roseana (MA) e por sua própria reeleição ao Senado. O cacique pensou em arrumar alguma coisa para Zequinha, mas ainda não deu.

Sem saída
De uma velha raposa peemedebista: "O PMDB não tem líder, nem candidato para 98. Ou faz coalizão com FHC ou acaba".

Vale tudo
Acertado o acordo para eleger Michel Temer (SP) na Câmara, o que atende o PMDB do Sul, o Planalto articula a recomposição do apoio do resto do partido. Paes de Andrade (CE) é opção para o Ministério da Justiça.

Tapas e beijos
A amigos, o presidente tem dito que não há motivos para Paes de Andrade ficar distante dele. No regime militar, FHC teria cedido máquinas para Paes imprimir um jornal no Ceará.

Feira livre
Frase do presidente do PFL, José Jorge, que "impressionou" Esperidião Amin (PPB): "Voto (para aprovar a reeleição) é como peixe na feira. Começa a R$ 10 o quilo. Mas, como o vendedor não pode levá-lo de volta para casa, acaba saindo por R$ 2".

Por baixo dos panos
Embora diga o contrário em público, Arraes (PE) está fechadíssimo com a reeleição de FHC.

Dividindo o inimigo
Iris Rezende (PMDB-GO) foi a São Paulo na sexta. Conversar com Mário Covas e Franco Montoro tentando o apoio do PSDB à sua candidatura no Senado. Instiga o racha na bancada tucana, esperando que FHC a libere.

Acerto de contas
Instado a trocar de candidato no Senado, Maluf disse que deve o apoio a ACM. Por ter impedido que o PFL interviesse no diretório paulista, quando o partido decidiu apoiar Celso Pitta contra José Serra na eleição municipal.

Boa justificativa
João Natal (PMDB-GO), membro da comissão especial da reeleição, diz que, mesmo que a convenção do PMDB só "recomende" voto contra a emenda, ele seguirá a decisão. "Recomendar não é liberar."

Jura nordestina
Em longa conversa com Maluf, na sexta, o dissidente tucano Wilson Campos (PE) ameaçou dar muita dor de cabeça ao governo se sua candidatura a presidente da Câmara for atropelada.

Passo marcado
Na convenção marcada para hoje, o PMDB pode tirar uma moção de apoio ao referendo. Em sintonia com o Planalto.

Para desfulanizar
Na hipótese de vingar a tese do referendo, o Planalto pode incluir na agenda outras questões além da reeleição. As reformas administrativa e da Previdência Social, por exemplo, que estão encalacradas no Congresso.

Enchendo o balão
Caciques de diversas tendências articulam um encontro pró-referendo para quarta, no Espaço Cultural da Câmara. Alguns dos esperados: Roberto Freire (PDT), Ciro Gomes (PSDB) e Jaime Lerner (PDT).

Pena teleguiada
De Amin, sobre o parecer do relator da emenda da reeleição, Vic Pires Franco (PFL-PA): "Vai aparecer a superficialidade do relatório de quem foi posto por Inocêncio para ser um pistoleiro cumpridor de ordens".

Maldade peemedebista
Piadinha que o PMDB espalha no Senado: FHC terá de decidir logo o que é pior para ele. A vitória ou a derrota de ACM na eleição para a presidência da Casa.

Mar da Bahia
A Câmara ideal para Luís Eduardo Magalhães tem Michel Temer (SP) na presidência, Heráclito Fortes (PI) na 1ª vice, Geddel Vieira Lima (BA) na liderança do PMDB e Roberto Brant (MG) na liderança do PSDB.

Falta de tato
O deputado Geddel Vieira Lima (BA) levou um pito de senadores do partido. Por sugerir a retirada da candidatura de Iris contra ACM (PFL) no Senado para facilitar a vida de Michel Temer (PMDB) na Câmara.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Iris Rezende (GO), sobre a necessidade de o Planalto liberar o voto do PSDB na disputa pela presidência do Senado:
- É o mínimo que FHC pode fazer, se quiser continuar com o apoio do PMDB no Senado.

Próximo Texto: Saia justa na loja de ternos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.