São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha realizou duas pesquisas

DA REDAÇÃO

A Folha realizou dois levantamentos junto aos deputados federais em Brasília na semana passada para aferir as intenções de voto sobre o direito de uma eventual reeleição para o presidente Fernando Henrique Cardoso.
O primeiro levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de janeiro por uma equipe de repórteres da Folha, que ouviu 489 deputados. O segundo, realizado entre os dias 8 e 10 de janeiro pela equipe do Datafolha, entrevistou 373 deputados federais.
O resultado da primeira série de entrevistas, feita pela equipe de repórteres, foi publicado com os nomes dos deputados que deram sua opinião sobre os seguintes assuntos: reeleição para presidente da República, governadores, prefeitos e consulta popular (plebiscito e referendo) -veja a lista completa à pág. 1-8.
Já a pesquisa ponderada realizada pelo Datafolha (no primeiro quadro nesta página) manteve o anonimato dos deputados que responderam às perguntas.
Com isso, o resultado das duas pesquisas poderia ter sido diferente, já que os nomes dos parlamentares apareceriam em somente uma delas.
O fato de os nomes aparecerem na primeira pesquisa poderia causar constrangimentos a alguns deputados na hora de declarar sua intenção de voto. Na pesquisa Datafolha, anônima, este problema, em tese, não existiria.
Mas, em ambos os levantamentos, 42% dos deputados afirmaram que pretendem votar a favor da emenda da reeleição para os atuais governantes no próximo dia 15 de janeiro. Outros 39% disseram que votarão contra. Não houve discrepância entre as pesquisas.
O governo precisa de 60% dos votos para aprovar seu texto e possibilitar a FHC a oportunidade de disputar a Presidência em 1998.

Texto Anterior: FHC depende de quase todos os indecisos
Próximo Texto: Governo diz que usa 'moedas legítimas'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.