São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
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Trabalho em turnos pode ser fatal

DO "USA TODAY"

Os turnos de trabalho que se prolongam noite adentro, mudam inesperadamente ou são longos demais podem ter consequências que ultrapassam o transtorno provocado na vida do trabalhador: podem ser perigosos e até fatais.
A fadiga de trabalhadores que são responsáveis por tarefas cruciais, nas quais têm de tomar decisões rápidas e importantes, está sendo vista como um problema bastante sério nos Estados Unidos.
O perigo não é apenas que alguém cochile enquanto está nos controles de um avião, navio, trem ou caminhão, afirma o secretário dos transportes, Federico Pena.
"O mais insidioso é que o trabalhador, cansado, deixe passar despercebido ou interprete erroneamente um sinal crítico de perigo ou que sua reação seja lenta."
Estatísticas
Hoje os turnos de trabalho são um modo de vida para milhões de americanos. Dos 80,5 milhões de trabalhadores estudados, 18% trabalharam em turnos diferentes dos horários diurnos normais.
Ela foi um dos possíveis fatores responsáveis pelo acidente de trem em Nova Jersey (EUA) no ano passado, que matou três pessoas, uma delas o próprio maquinista.
Aparentemente, o maquinista, que havia trabalhado 14,5 horas no turno da noite, ignorou um sinal vermelho antes da colisão.
Após o incidente, a New Jersey Transit decidiu eliminar o turno dividido da noite, em que trabalhava o maquinista que morreu (veja como é a legislação norte-americana no quadro abaixo).
O turno se prolongava por mais de 12 horas, com um intervalo de pelo menos quatro horas no meio. "A medida não é um reconhecimento de que os turnos divididos sejam perigosos", afirmou o porta-voz da empresa, Jeff Maclin.
Pesquisa
A Administração Ferroviária Federal está ajudando a conduzir duas pesquisas sobre a questão da fadiga. Os resultados devem ser divulgados em março. Em abril, o órgão vai promover uma conferência sobre fadiga no trabalho.
David Bolger, porta-voz do órgão, afirma que a fadiga costuma ser um problema mais comum entre os operadores de trens de carga, cujos turnos de trabalho podem ser adiados enquanto o trem é carregado ou descarregado.
Às vezes, o maquinista recebe várias ligações no decorrer de um dia, adiando repetidas vezes o horário de partida do trem. Com isso, é obrigado a ficar acordado durante o suposto horário de descanso.
"Ele não está descansado porque ficou acordado o dia inteiro esperando ser chamado para trabalhar a qualquer momento."

Tradução Clara Allain.

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