São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIAGEM ESPACIAL; GENÉTICA 1; GENÉTICA 2; ETOLOGIA; MEDICINA; CIÊNCIAS SOCIAIS; FÍSICA

. VIAGEM ESPACIAL
Dois chimpanzés russos, Lapik e Multik, lançados no espaço dentro do foguete Soyuz havia duas semanas, voltaram à Terra na terça-feira depois de vários experimentos científicos. Os animais vão permanecer em observação médica por dois meses. Cientistas esperam que os dados recolhidos durante a estada dos macacos no espaço possam servir para entender melhor os males que afetam astronautas que ficam muito tempo no espaço.

. GENÉTICA 1
O genoma humano, a constituição genética total de um indivíduo, foi declarado uma arma de guerra potencial pelos 80 países membros da Convenção de Armas Biológicas e Tóxicas, realizada em Genebra. Eles colocaram a biologia molecular e qualquer aplicação resultante do estudo do genoma na listas de tecnologias que poderiam ser empregadas como "armas" no futuro. Os cientistas acreditam que, com esses recursos, possam ser desenvolvidas doenças "de guerra".

. GENÉTICA 2
O mapa atualizado do genoma humano pode ser encontrado na Internet no endereço http:// www.ncbi.nlm.nih.gov/SCIENCE96. Pesquisadores do Projeto Genoma Humano já encontraram o "endereço" de 16.354 genes, as unidades do material genético que determinam as características hereditárias. Mas, segundo eles, boa parte dos genes mapeados -cerca de um quinto do número total, dizem- não tem função conhecida pela ciência.

. ETOLOGIA
Pesquisadores da Universidade do Estado do Iowa (EUA) descobriram que os pinguins antárticos da Ilhas Torgensen também têm os seus segredos. Segundo eles, a belicosidade dessas aves, capazes de defender os ninhos com toda a "força", pode estar ligada aos níveis de testosterona, o hormônio masculino, que se difunde na corrente sanguínea dos pinguins na estação do acasalamento e que no ser humano está associado ao comportamento agressivo.

. MEDICINA
Medidas constantes da razão total de antígenos específicos da próstata (PSA) no sangue de homens pode ajudar a detectar o câncer de próstata até seis anos antes do que o diagnóstico clínico, segundo estudo publicado na edição de dezembro da revista "Urology". Homens com altos níveis de PSA têm risco aumentado de desenvolver a doença.

. CIÊNCIAS SOCIAIS
Raça e Diversidade, org. Lilia Moritz Schwarcz e Renato da Silva Queiroz. Edusp (av. Prof. Luciano Gualberto, trav. J, 374, São Paulo, CEP 05508-900, tel. 011/813-8837, ramal 216). 320 págs. R$ 16.
A obra reúne as conferências realizadas por 15 pesquisadores da USP e intelectuais convidados durante o curso promovido pelo departamento de antropologia da FFLCH-USP.

. FÍSICA
O Quark e o Jaguar, de Murray Gell-Mann, trad. Alexandre Tort. Editora Rocco (r. Rodrigo Silva, 26, 5º andar, Rio de Janeiro, CEP 20011-040, tel. 021/507-2000). 395 págs. R$ 18.
O Prêmio Nobel de Física de 1969 e professor da Instituto de Tecnologia da Califórnia explora as conexões entre as leis básicas da física e a complexidade e diversidade do mundo natural.

Texto Anterior: A luta de Sagan contra os ETs
Próximo Texto: Esconda o seu mamífero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.