São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher deve ganhar espaço no Partido Trabalhista

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

Uma pesquisa feita pelo Partido Trabalhista prevê que, após as eleições, um em cada quatro parlamentares do Labour será mulher.
Esse estudo foi feito analisando o perfil dos 394 candidatos com mais chances de vitória no país, dos quais 242 já são parlamentares que vão concorrer à reeleição.
Hoje, dos 274 parlamentares trabalhistas, 38 são mulheres. Já é o partido britânico com maior número de representantes do sexo feminino no Parlamento. Os conservadores têm apenas 17.
O perfil da maioria das candidatas também se parece com o de Tony Blair. Das 152 novas candidatas (sem contar as candidatas a um novo mandato), apenas 11 já trabalharam em sindicatos.
A deputada Clare Short é um exemplo do perfil das mulheres do partido. Ela virou porta-voz do partido sobre questões como o aborto. O debate sobre a criminalização da prática (desde 1967, o aborto é permitido) voltou à tona, quando o cardeal Basil Hume, criticou a prática "demoníaca".
Clare rebateu dizendo que, por causa atitudes como essa, a Igreja Católica "perdeu muitas fiéis nos últimos anos".
(LM)

Texto Anterior: Blair rompeu dogma socialista
Próximo Texto: O perfil dos trabalhistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.