São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prazer engarrafado

DEBORAH GIANNINI

As verdades e mentiras sobre o refrigerante
Ele tem fama que engorda, dá celulite, causa acidez no estômago e até tira o sono. Algumas pessoas já cortaram definitivamente o refrigerante da dieta, outras sentem falta e muitas não vivem sem. O açúcar, o gás, a cafeína, o corante, o conservante. O que faz o refrigerante ser um irresistível vilão?
"A grande concentração de açúcar presente no refrigerante engorda, mas não é cientificamente provado que ele cause celulite", afirma a nutricionista Heloísa Guarita.
Ela explica que para fazer a digestão de um alimento muito rico em açúcar, o organismo retém água e sal, o que interfere na formação da celulite, mas ainda não se pode dizer que há uma relação comprovada entre refrigerante e celulite.
Quanto às calorias, mesmo perdendo para um copo de suco de laranja (o suco tem 139,2 calorias e a coca-cola, 96 calorias), o refrigerante contém outro tipo de açúcar e menos nutrientes.
O açúcar do suco de frutas é a frutose e o do refrigerante é a sacarose, o famoso açúcar comum. "A frutose não consome insulina para ser digerida, enquanto a sacarose a consome em grande quantidade", diz o endocrinologista Geraldo de Medeiros.
A produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, estimula a multiplicação das células adiposas, daí o aumento da gordura. "A tendência é que essas células se acumulem na coxa, quadril e abdome", explica Medeiros.
Para tomar refrigerante de uma forma menos danosa, ele orienta os "diets". Eles mantêm a mesma composição química dos refrigerantes, mas não têm açúcar, ou seja, não fazem engordar.
Outra alternativa, segundo Heloísa, é tomar, em vez de 240 ml de refrigerante puro, 100 ml de refrigerante e o restante completar com pedras de gelo, para o líquido ficar mais diluído em água e menos calórico.
Calorias vazias
Prefira também ingerir refrigerante longe das refeições. Segundo Heloísa, ele atrapalha a absorção dos nutrientes dos alimentos pelo organismo, que dará "preferência" à absorção do refrigerante. "Os refrigerantes são calorias vazias, não fornecem valor nutritivo", diz.
O gás, além de garantir a sensação de saciedade, estimula a produção de ácido gástrico, prejudicial para quem sofre de gastrite, úlcera e problemas gastrointestinais. De acordo com a nutricionista, a cafeína presente nas "colas" também contribui para esse efeito.
Assim, para se hidratar, a melhor opção ainda é a água. "Você pode beber o refrigerante, mas não esqueça da água e do suco", diz Heloísa. Na praia, ela sugere a água de coco. "É completa: hidrata e oferece nutrientes."
Quem quiser economizar nas calorias, também deve substituir o suco de laranja por suco de maracujá ou limão. "O suco de laranja, por ser muito concentrado, tem mais calorias, proteínas e carboidratos. Já o de limão é maracujá são misturados com água e menos calóricos."

Texto Anterior: Aventuras em família
Próximo Texto: Sabor do Oriente Médio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.