São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guiar no exterior

Saiba como escolher o carro ideal para seu tipo de viagem
POR EDUARDO VIOTTI
Talvez a melhor vantagem de fazer turismo pilotando um carro alugado no exterior seja a volta do gostinho pelas primeiras emoções ao volante. Além, é claro, da autonomia e da agradável sensação de ir para onde quiser.
A coisa começa com a escolha do modelo a ser alugado, quase sempre deixada a cargo da agência de turismo, ou feita no balcão do aeroporto, diante de nomes pouco familiares, como Ford Contour, Probe ou Festiva; Mercury Tracer, Eagle Talon ou Pontiac Transport.
Você não precisa conhecer todos os modelos mundiais. Eles se agrupam em categorias ou classes, definidas pelo tamanho e formato da carroceria.
Nos EUA, o padrão é o carro com câmbio automático. Caso queira câmbio manual, peça especificamente. Se estiver viajando com apenas um acompanhante, opte por um duas portas (hatch ou cupê) ou um conversível. A diferença de preço pode valer a pena.
Para mais pessoas, a melhor opção é um quatro portas (sedã), que também tem porta-malas mais amplo. Para famílias, as vans, furgões com todo o conforto e muito espaço. Elas são uma invenção norte-americana, mas há modelos disponíveis para locação também na Europa (Renault Espace, Peugeot 806, Citroen Evasion, Fiat Ulisse) e Argentina (Renault Trafic).
No inverno, para trafegar em estradas com neve, peça um modelo com tração nas quatro rodas, equipamento que aumenta a aderência e a segurança.
Audi e Subaru são especialistas em automóveis de passeio com tração integral, mas grande parte dos fabricantes já oferece modelos com essa característica. Uma boa opção nesse caso são as "sport-utilities", misto de carro e jipe 4x4, como Toyota SW4, Ford Explorer, Nissan Pathfinder, Mitsubishi Pajero.
São raros os países que exigem a carteira internacional de habilitação para os brasileiros. O Japão e o Egito o fazem, mas em grande parte dos países europeus e nos EUA e Argentina, a carteira de motorista nacional é suficiente. Ela deve ser apresentada sempre junto com o passaporte, e sua validade é a mesma do visto de permanência em cada país.
Tenha em mente que as leis, inclusive as de trânsito, são respeitadas no exterior. Prepare-se para parar em todos os sinais vermelhos, não "queimar" a faixa de pedestre e nunca beber e dirigir. Todo policial na Europa e em alguns Estados dos EUA leva um bafômetro.
No balcão da locadora, não seja pão-duro e faça todas as apólices de seguro. Um acidente de carro no exterior é experiência das mais desagradáveis.

ONDE ENCONTRAR - Avis: 0800-118066. Budget: (011) 256-4355 ou 000-814-550-2502 (EUA). Hertz: 0800-147300. Localiza: 0800-312121. Unidas: 0800-121121

Texto Anterior: Para fazer durante o dia
Próximo Texto: Avenida das emoções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.