São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

MTV é reprovada em gramática

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
EDITOR DO TV FOLHA

Como diriam Lulu Santos e Herbert Vianna, "Assaltaram a gramática!". Pena que a MTV assassinou a lógica e a concordância sem meter poesia na bagunça de seu dia-a-dia, como prossegue a letra da música da dupla de roqueiros.
A emissora, que diz falar a língua dos jovens, às vezes nos revela que esse idioma é uma longínqua variação do português imortalizado por Camões e Machado de Assis.
Exemplos dessa "livre interpretação" são apresentados corriqueiramente nas transmissões ao vivo realizadas pela emissora -o que é até compreensível levando-se em conta a idade dos apresentadores e a necessidade de improvisação.
Talvez por ter introduzido no país a revolucionária linguagem do videoclipe, a emissora se sinta no direito de criar neologismos. Na prática, isso funciona, no entanto, como uma desculpa para disfarçar eventuais erros.
O que mais impressiona, aborrece e até choca é quando esses erros primários ocorrem no material pré-gravado e exibido à exaustão, como é o caso das chamadas do novo programa "Suor MTV".
Nesses anúncios, o locutor diz em off que, neste verão, "a dupla Sabrina e João Gordo suam e fazem suar" nas praias do litoral brasileiro.
No último "Top 20 MTV", que é gravado antes do fim-de-semana e exibido nas tardes de sábado e de domingo, o VJ Edgard disse placidamente que "a galera do Maria do Relento caíram seis posições na parada".
No clipe da música "Poder", do candidato a "cult" Arnaldo Antunes, o cantor rima opostos usando sempre uma palavra terminada em "ão". Cada vez que ele pronuncia uma das palavras com esse som, ela aparece no canto direito do vídeo. Assim acontece com "obsessão", "masturbação" e "excessão", entre outras.
Tudo muito bonitinho, mas o problema é que uma dupla "sua", uma galera "cai" e a palavra exceção se escreve com "ç".

Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.