São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canais de filmes disputam títulos

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os canais de filmes da TV paga prometem acirrar a disputa pelos grandes títulos de Hollywood em 97. Enquanto o Telecine já tem garantida a exibição do blockbuster "Independence Day", o HBO começa o ano com contrato de exclusividade com os estúdios Walt Disney.
Com programação de 24 horas, os dois canais apresentam, em média, 30 estréias por mês -com destaque para as produções que são exibidas nas sessões de sábado em horário nobre.
Tanto o HBO quanto o Telecine trabalham em esquema de parceria com os grandes estúdios. O Telecine exibe produções da Paramount, MGM, Universal e Fox. Já os filmes da Warner, da Columbia e, agora, da Disney são exclusivos do HBO.
"Como a Disney engloba os estúdios Buena Vista, Hollywood Pictures, Miramax e Touchstone, vamos enriquecer ainda mais o nosso acervo", diz Fernando Cardoso de Sá, gerente de programação do HBO (do pacote TVA).
Um dos destaques da safra Disney é "Pulp Fiction - Tempo de Violência" (Miramax), uma produção assinada por Quentin Tarantino vencedora da Palma de Ouro de Cannes. Sua estréia no canal está marcada para dia 22 de fevereiro.
A lista das principais atrações do HBO para 97 segue com "Batman Forever", "Razão e Sensibilidade", "Poderosa Afrodite", "As Pontes de Madison", "Nunca Fale com Estranhos" e "Quando um Homem Ama uma Mulher".
No Telecine (Net/Multicanal), o maior título deste ano é "Independence Day". Essa aventura sobre um ataque alienígena registrou a maior bilheteria do ano passado nos EUA -com renda de US$ 306,1 milhões.
O filme ainda não está liberado para exibição na TV paga, mas sua estréia está programada para o último trimestre do ano. Após o lançamento nos cinemas, cada produção leva cerca de um ano para chegar a um canal pago -passando primeiramente pelas locadoras de vídeo.
Neste ano, o Telecine ainda exibe os títulos "Apolo 13", "Babe, o Porquinho", "Waterworld - O Segredo das Águas", "A Última Ameaça", "Morte Súbita", "Cassino" e "A Gaiola das Loucas".
"Ainda vamos transmitir a festa do Oscar com exclusividade", destaca Pedro Garcia, 30, gerente de programação do Telecine. Como aconteceu no ano passado, o canal transmite a cerimônia com som original e apresentação de José Wilker.
HBO e Telecine ainda prometem inaugurar mais opções de canal neste ano. O HBO, que já conta com o HBO2, lança o Cinemax -a estréia está prevista para março. Trata-se de um canal com programação ancorada em gêneros de filmes.
Já o Telecine programa o lançamento do Telecine 2 para o primeiro semestre. O canal conta com o mesmo acervo, mas diferentes opções de horários.

Texto Anterior: Comédia leva elenco da Globo ao cinema
Próximo Texto: Reprises confundem os fãs de seriados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.