São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detroit antecipa lançamentos

Salão é o maior dos EUA

JOSÉ CARLOS CHAVES
ENVIADO ESPECIAL A DETROIT (EUA)

Começou na última segunda-feira o evento automobilístico mais importante dos EUA, o Salão Internacional de Detroit, que reúne os maiores lançamentos do setor para 97.
A Chevrolet protagonizou o principal deles, o Corvette 97, que foi todo remodelado. O Corvette é o mais antigo carro em produção nos EUA -foi criado em 53.
Apresentado ao mesmo tempo no Salão de Los Angeles (via satélite), a quinta geração do esportivo traz poucas alterações na traseira, porém recebeu linhas mais arredondadas na frente, semelhantes às dos esportivos japoneses.
O motor continua sendo o V8 de 5.700 centímetros cúbicos (cc), com 345 cavalos de potência. Chega ao mercado norte-americano no próximo mês, por US$ 38,06 mil -apenas US$ 296 mais caro que a versão 96.
Outra novidade: o mais novo cupê da Mercedes-Benz, o cupê CLK, versão duas portas e mais curta da já conhecida Classe E. Terá motor V6 de 3.200 cc.
A novidade do CLK é o sistema de segurança BabySmart, que desliga o airbag do passageiro quando uma cadeira de bebê estiver instalada no banco da frente.
Outra montadora européia, a sueca Volvo, aproveitou para apresentar o conversível C70. A versão cupê foi lançada na Europa há apenas dois meses, no Salão de Paris (França).
No segmento de utilitários esportivos, um dos mais importantes nos EUA, duas novidades.
A primeira é o Dodge Durango, a versão perua da picape média Dakota -que vai ser fabricada no Paraná (PR) em 98.
O Durango chega no segundo semestre com o que mais agrada aos norte-americanos: motores grandes. Serão três opções: um V6 3.9 de 175 cv, um V8 5.2 de 230 cv e um V8 5.9 de 250 cv, além de câmbio automático, tração nas quatro rodas e espaço para até sete pessoas.
Já a Ford mostrou o grande Lincoln Navigator (equivalente a uma F-1.000), "jipão" de luxo com motor V8 5.4 de 230 cv.
Os roadsters (conversíveis esportivos para duas pessoas) foram a sensação deste ano. O Porsche Boxster e o Mercedes-Benz SLK fizeram sua estréia no mercado norte-americano. Já a BMW lançou a versão mais potente do Z3 -fabricado nos EUA-, com motor 2.8.
Como acontece há três anos no Salão de Detroit, também foram divulgados os vencedores do Carro e da Picape do Ano nos EUA.
O júri, composto por 47 jornalistas, escolheu, entre cerca de 30 inscritos, o Mercedes-Benz SLK (carro) e o Ford Expedition (picape).

O jornalista José Carlos Chaves viajou a Detroit a convite da Chrysler do Brasil

Texto Anterior: Limpeza caseira requer alguns cuidados
Próximo Texto: Protótipo Chrysler é destaque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.