São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
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Limpeza caseira requer alguns cuidados

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois da viagem do final de semana, é hora de lavar o carro de cima a baixo para tirar a areia da praia ou a terra do sítio.
Apesar de a operação ser aparentemente simples, uma boa lavagem feita na própria garagem de casa requer alguns cuidados, sob pena de manchar a pintura e acelerar a corrosão da lataria.
Até para dar banho no carro é preciso escolher um horário ideal. Segundo Luiz Keizi, da oficina Lekip, jamais se deve jogar água na pintura debaixo de sol muito forte.
"O ideal é que se faça o serviço antes das 10h ou depois das 16h. Também não adianta lavar o carro depois de tê-lo deixado o dia inteiro sob o sol", alerta.
O passo seguinte é escolher o tipo de produto de limpeza. "Use xampus especiais para a lavagem, ou qualquer sabão neutro que não contenha soda cáustica, além de um pano limpo", avisa Fábio dos Santos Querino, dono da RT Car.
Outra dica importante e simples é procurar lavar todas as partes com bastante água, procedimento que evita o acúmulo de areia no pano ou na luva de limpeza.
"É muito importante que a pessoa comece a lavagem a partir da parte de baixo do carro, para evitar que a areia e terra acumuladas risquem a lataria", afirma Carlos Antonio Matias, da Kalu Import.
Para a limpeza dos vidros, a solução caseira é a remoção da sujeira esfregando uma folha de jornal embebida em álcool e água, principalmente no lado de dentro.
"Também existem bons produtos especiais para limpar vidros, mas é preciso verificar se não contêm silicone ou outras substâncias gordurosas, que prejudicam a visibilidade em dias de chuva."
No posto
Alguns procedimentos corriqueiros quando se leva o carro ao posto de combustível devem ser abandonados.
Um deles é pedir para o lavador que, depois da lavagem da parte de baixo, aplique óleo queimado. Para lubrificar melhor essa parte do veículo, o ideal é usar óleo de mamona, que não é muito viscoso e não retém sujeira.
Nunca peça para lavar o motor com querosene, pois pode ressecar os chicotes e as mangueiras.
Há vários postos especializados que utilizam água e sabão, com o devido cuidado de não molhar os componentes eletrônicos e elétricos do motor.

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