São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
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"Canções são voltadas para a intimidade", diz Ziegler

MR
DA REPORTAGEM LOCAL

O trabalho do maestro Robert Ziegler, do Matrix Ensemble, em "Berlin Cabaret Songs", foi o de um arqueólogo do futuro.
Para ele, o que mais interessava não era o caráter apenas documental, mas fazer com que cada uma das canções de Spolianksy, Hollander ou Goldschmidt sobrevivessem, também, como objetos de consumo, dando ao ouvinte não só história, e sim o mesmo prazer do antigo frequentador de um cabaré.

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Folha - Como foi o processo de pesquisa para a realização de "Berlin Cabaret Songs"? Os outros trabalhos lançados se voltaram para a composição erudita. Agora a coleção "Entartete Musik" chega ao popular?
Robert Ziegler - Eu fui o responsável por toda a pesquisa, pois me interesso pelo gênero há quase dez anos, quando tive a oportunidade de executar a obra de alguns dos mais conhecidos compositores do período.
Depois dessa experiência, decidi pesquisar aqueles compositores que quase não tiveram documentados seus trabalhos. Então, fiz a proposta para o produtor Michael Haas, responsável pela coleção "Entartete Musik".
Por coincidência, ele estava pensando em realizar algum projeto com Ute Lemper. Assim, decidimos unir as duas coisas, e o resultado foi esse.
Folha - E qual sua tarefa na recuperação?
Ziegler - Minha tarefa, além da procura pelo material, foi a da orquestração. Grande parte das canções sobreviveu em gravações em 78 RPM, e era executada apenas com voz e piano. Foi necessário atualizá-las, fazendo com que soassem 'atuais', atrativas, e ao mesmo tempo não perdessem suas características.
Folha - Como podemos definir uma canção de cabaré?
Ziegler - Ah! Essa é uma ótima pergunta. A canção de cabaré está voltada para a intimidade, porque era executada em pequenos ambientes. Nessa situação, temos então o sexo e a política como os temas principais.
A maioria dos compositores tinha uma visão muito sofisticada da música, mas tudo existiu em um período muito curto.
Folha - Para a maioria das pessoas, Kurt Weill é ainda um sinônimo de música de cabaré.
Ziegler - Acho que isso é um mal-entendido. Weill foi um músico que circulou por pouco tempo entre as canções de cabaré. O que ele fez foi adaptar o popular ao sofisticado. Ele usou a herança da cultura de cabaré para outros fins, como em suas óperas ou mesmo nas canções escritas depois que imigrou para os EUA.

Disco: Berlin Cabaret Songs
Lançamento: Decca (importação)
Quanto: R$ 25 (em média)

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