São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudar no Canadá é seguro e barato

ANDRÉ LOZANO
ENVIADO ESPECIAL AO CANADÁ

Custos baixos e boa qualidade de vida são as principais vantagens que atraem cada vez mais estrangeiros interessados em estudar inglês ou francês no Canadá.
Estudantes, profissionais liberais e pessoas ligadas a universidades dizem ter escolhido o Canadá porque podem pagar R$ 4 por um almoço rápido e circular nas ruas sem se preocupar com violência, grandes congestionamentos e metrôs e ônibus lotados.
A facilidade de vida do estudante em Toronto, a maior cidade do Canadá, com 4,5 milhões de habitantes na região metropolitana, é proporcional ao tamanho e à modernidade da cidade.
O estudante pode planejar seu dia com a precisão de um relógio suíço. Ele sabe que o ônibus que o levará para a estação de metrô mais próxima ou diretamente à escola passa, por exemplo, às 8h37.
No metrô poderá ir sentado, lendo um jornal ou algum livro, como faz a maioria dos canadenses nos transportes públicos.
Miscigenação
Se a língua diferente é um empecilho para a adaptação do estudante no país estrangeiro, a miscigenação cultural típica do Canadá é um fator que contribui para a melhor acomodação do turista.
Pelo menos 2/3 da população da região metropolitana de Toronto nasceu em outros países. Os principais imigrantes são italianos, chineses, portugueses e, mais recentemente, indianos.
Ao contrário de outras grandes cidades, principalmente na Europa e nos EUA, não se verifica tensão racial entre as comunidades.
Montreal, o principal centro urbano da Província de Québec, é uma cidade canadense efetivamente bilíngue e se difere de Toronto -mais americanizada- por seu ar europeu.

LEIA MAIS sobre cursos na América do Norte nas págs. 6-14 e 6-15

Texto Anterior: Jangadeiros apressaram abolição no Ceará
Próximo Texto: Jogos Olímpicos e de azar são as atrações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.