São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelo para vender banco estadual sai em fevereiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo deve definir no próximo mês o modelo de privatização que será adotado para os bancos estaduais. A principal dúvida diz respeito ao Banespa, que vai passar para o controle da União.
Embora o acordo tenha uma cláusula que permita a São Paulo retomar o controle do banco, a equipe econômica está fechada em torno da privatização do Banespa -provavelmente em 1998.
A idéia inicial é dividir o banco em duas partes: uma boa (com clientes, agências e créditos de retorno garantido) e outra ruim (dívidas junto ao Banco Central, passivo trabalhista e créditos duvidosos), como foi feito com o Banerj. A parte ruim ficaria com a União, e a ruim seria privatizada.
A Folha apurou que pelo menos seis Estados já acertaram com o Ministério da Fazenda a venda de seus bancos estaduais: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Alagoas e Rondônia.
Outros 12 Estados ainda estão em processo de negociação. Alguns não pretendem se desfazer do seu banco estadual.
A equipe econômica espera que a situação dos bancos estaduais esteja definida até 30 de junho.

Texto Anterior: Bolsa de SP rejeita pedido para anular venda de ação
Próximo Texto: Filho de Vargas é enterrado no RS; MT renegocia dívida de R$ 729 milhões; Papa pode se deslocar no Rio de helicóptero; Funai e líder indígena tentam acordo no MS; SP põe à venda edital para privatizar Comgás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.